Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Por que quando uma pessoa se aproxima de um rádio a recepção do sinal melhora?

Porque captar ondas eletromagnéticas é um dos “superpoderes” que nossos corpos têm e de que a gente nem se dá conta. Agora mesmo, há um monte dessas ondas bem aí, dentro de você: são sinais de rádio, de TV, de telefones celulares… Tudo isso o atravessa sem deixar vestígios, mas não passa batido: o corpo […]

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 11h10 - Publicado em 18 abr 2011, 18h50

Porque captar ondas eletromagnéticas é um dos “superpoderes” que nossos corpos têm e de que a gente nem se dá conta. Agora mesmo, há um monte dessas ondas bem aí, dentro de você: são sinais de rádio, de TV, de telefones celulares… Tudo isso o atravessa sem deixar vestígios, mas não passa batido: o corpo acaba funcionando como um material condutor, que absorve e concentra as ondas, segurando-as por algum tempo. Em geral, há mais ondas em você que no ar que o rodeia. Por isso, quando alguém se aproxima ou segura na antena, o rádio vai captar esse “estoque” corporal de ondas. Aí, a recepção melhora e o som fica mais nítido. “Nesse caso, a pessoa serve como uma antena auxiliar para o rádio”, diz o físico Cláudio Furukawa, da Universidade de São Paulo (USP). Para quem não conhecia o efeito, Cláudio sugere um experimento: sintonize um rádio de pilha em alguma emissora e coloque dentro do microondas. Deixe a porta entreaberta. “Lá dentro, a recepção é ruim porque paredes bloqueiam o sinal. Mas basta encostar a mão no radinho para o som ficar OK”. Ah, só uma coisa: não é para ligar o forno, hein!

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.