Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Por que os cavalos são sacrificados quando quebram uma perna?

Primeiro, é preciso esclarecer que nem sempre isso acontece. “Nem todas as fraturas levam o cavalo ao sacrifício, apenas aquelas mais graves, com exposição do osso, por exemplo. Fraturas pequenas ou trincas podem ser perfeitamente tratadas”, afirma o veterinário Rogério Passos, da Sociedade Hípica Paulista, em São Paulo. O sacrifício após esse tipo de contusão […]

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 11h09 - Publicado em 18 abr 2011, 18h51

Primeiro, é preciso esclarecer que nem sempre isso acontece. “Nem todas as fraturas levam o cavalo ao sacrifício, apenas aquelas mais graves, com exposição do osso, por exemplo. Fraturas pequenas ou trincas podem ser perfeitamente tratadas”, afirma o veterinário Rogério Passos, da Sociedade Hípica Paulista, em São Paulo. O sacrifício após esse tipo de contusão costuma ocorrer com cavalos de corrida, que, em geral, sofrem fraturas mais graves e ficam inutilizados para o esporte. O problema é que o tratamento nesses casos é muito caro e trabalhoso. O custo de uma cirurgia, por exemplo, pode chegar a 20 mil dólares e, mesmo operado, o animal nunca mais terá um desempenho de primeira. Além disso, a cirurgia é tecnicamente muito complexa e o pós-operatório, extremamente delicado. “Nos primeiros 25 a 30 dias, o cavalo deverá ficar praticamente imóvel numa pequena cocheira e durante dois ou três meses terá que usar talas e gesso. Para um animal de 550 quilos, é uma tarefa muito difícil”, diz Rogério. O risco de complicações atrapalha ainda mais as coisas. Quando há uma fratura exposta, por mais que seja feita uma boa limpeza do local machucado, é grande a possibilidade de ocorrer uma infecção.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.