Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Por que os cachorros abanam o rabo?

A ciência ainda não tem uma resposta definitiva para essa pergunta, mas os especialistas supõem que, ao fazer isso, o cachorro está espalhando seus feromônios (hormônios aromáticos com que os animais se comunicam), que são exalados pela região do ânus. “Acreditamos que o animal libera um feromônio de aproximação, dando a entender que aquela pessoa […]

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 10h58 - Publicado em 18 abr 2011, 18h56

A ciência ainda não tem uma resposta definitiva para essa pergunta, mas os especialistas supõem que, ao fazer isso, o cachorro está espalhando seus feromônios (hormônios aromáticos com que os animais se comunicam), que são exalados pela região do ânus. “Acreditamos que o animal libera um feromônio de aproximação, dando a entender que aquela pessoa ou cachorro é aceita por ele”, afirma a psicobióloga Sílvia Helena Cardoso, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mas, ao contrário do que muita gente pensa, os cachorros não fazem esse gesto apenas para expressar alegria. “Existe um abanar do rabo que se vê em cachorros dominantes e que expressa tensão e ameaça. É feito com o rabo bem erguido, dobrado em direção às costas e com movimentos curtos e rápidos”, afirma o psicólogo César Ades, da USP, especialista em comportamento animal. Já um cachorro que está com medo ou submisso num encontro pode colocar o rabo entre as pernas, numa forma de censurar os próprios odores que o denunciam.

O abanar mais comum, o amigável, é feito com movimentos bem abertos da cauda, que balança na altura do traseiro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.