Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Por que o ser humano tem duas dentições?

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 11h00 - Publicado em 18 abr 2011, 18h55
Dentes

Por que enquanto os dentes de leite param de crescer assim que aparecem na boca, os ossos que os sustentam continuam a aumentar. “Aos 2 anos, a primeira dentição da criança já está completa, com 20 dentes. Mas, como os ossos continuam se desenvolvendo, é preciso trocar os dentes menores por outros maiores e proporcionais”, afirma o ortodontista Carlos Henrique Guimarães Jr., da Sociedade de Ortodontia do Distrito Federal. Por volta dos 6 anos, depois que nasce o primeiro par de dentes permanentes (os molares), os de leite começam a ser substituídos. Nesse processo, a raiz dos permanentes passa a absorver a dos de leite. Presos apenas pela gengiva, os dentes infantis ficam moles até cair. Nessa idade, como a arcada é bem maior, há espaço para outros dentes que não existiam na primeira dentição. Com cerca de 17 anos nascem os dois últimos pares, os do siso, que completam 32 dentes permanentes, maiores e mais fortes.

Além de serem essenciais na primeira fase da vida, os dentes de leite influenciam toda a dentição que vem depois. “Se eles caem antes da hora, os permanentes podem até mesmo nascer fora do lugar, atrapalhando a mordida da criança. Por isso é muito importante cuidar bem da primeira dentição”, diz Carlos Henrique.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.