Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Por que o sabão em pó é azul e a espuma branca?

Moléculas do sabão prendem películas superfinas de água

Por Victor Bianchin
Atualizado em 22 fev 2024, 11h36 - Publicado em 3 mar 2009, 20h00
Sabão
()

– Quem inventou o sabonete?

– Como a pasta de dentes limpa a boca?

Porque uma coisa não tem nada a ver com a outra: a cor do sabão é determinada pelo corante usado; já a cor da espuma é resultado da refração da luz nas suas bolhas. Vamos começar com o sabão em pó. Ele na verdade pode ser de qualquer cor, mas os fabricantes costumam escolher o corante azul por uma questão de tradição. É que antigamente as donas-de-casa usavam um produto chamado anil, de cor azulada, para realçar o branco das roupas. Esse tempo já passou, mas a associação “azul-limpeza” foi mantida mesmo nos produtos mais modernos. Independentemente do corante escolhido, a cor da espuma será sempre branca por uma questão do mundo da física, relacionada à refração da luz, como a gente explica nas linhas abaixo. : – )

ORA, BOLHAS!

Moléculas do sabão prendem películas superfinas de água

Continua após a publicidade

Quando o sabão em pó é despejado na água, o corante começa a se diluir por causa do grande volume do líquido. Logo, quando as bolhas passam a surgir, o corante que dá cor ao sabão quase não é mais visível.

As bolhas surgem devido a uma característica da molécula do sabão. Ela tem uma “cabeça”, atraída pela água, e uma “cauda”, atraída pelo ar. Por isso, no estado natural, ela fica “confortável” na superfície da água.

Ao remexer a água, adicionamos ar, e as moléculas de sabão se reorganizam. Elas se alinham ao redor de camadas de água cercadas por ar. Essa camada presa entre as moléculas do sabão é a película fina que forma uma bolha.

Continua após a publicidade

ARCO-ÍRIS ESPUMANTE

Bolhas refletem tantas cores que vemos só a soma delas

A espuma nada mais é do que a soma de muitas bolhas produzidas pela mistura de sabão, ar e água. E cada bolha age como um prisma, dividindo o raio “transparente” da luz do ambiente em raios com as cores do arco-íris.

Cada refração ricocheteia em outras bolhas, como num jogo de espelhos. Como todos esses raios chegam aos nossos olhos ao mesmo tempo, o que vemos ao olhar uma espuma é o branco, que é a soma de todas as cores.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.