Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Por que Nova York é chamada de “Grande Maçã”?

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 11h02 - Publicado em 18 abr 2011, 18h54

Curiosamente, esse apelido – Big Apple, em inglês – surgiu de uma crítica sobre o volume de recursos públicos destinados à cidade. O termo apareceu pela primeira vez em 1909, no livro The Wayfarer in New York (“O Viajante em Nova York”), de Edward S. Martin. O autor usou uma metáfora para criticar a distribuição de renda entre os estados americanos. No livro, os Estados Unidos são descritos como uma grande árvore e os estados como seus frutos. Então, questionava Martin, se Nova York era apenas mais um dos frutos dessa árvore, por que a “Grande Maçã” deveria receber uma parte desproporcional da riqueza do país? O apelido, porém, demorou a pegar.

Na década de 20, o jornalista esportivo John Gerald, do jornal New York Morning Telegraph, batizou sua coluna de Around the Big Apple (“Ao Redor da Grande Maçã”). Nos anos 30 e 40, vários músicos de jazz adotaram a expressão e deram mais um impulso importante para a idéia pegar. O apelido, no entanto, caiu em desuso nas décadas seguintes. Foi só nos anos 70, graças a uma campanha do governo local para incentivar o turismo, que Big Apple se tornou um nome conhecido internacionalmente.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.