Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Por que a Paraolimpíada agora se chama Paralimpíada, sem o ‘o’?

O processo de mudança aconteceu por pedido do Comitê Paralímpico Internacional, com intenção de igualar a grafia de outros países falantes do português

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 22 fev 2024, 10h22 - Publicado em 29 ago 2016, 17h09
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Cerimônia para acender a tocho da Paralimpíada de Tóquio.
     (Carl Court/Getty Images)
    Cerimônia para acender a tocho da Paralimpíada de Tóquio.
    (Carl Court/Getty Images)

    A alteração ocorreu em 2011, durante a campanha de lançamento do logotipo dos Jogos Paralímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. O processo de mudança aconteceu por pedido do Comitê Paralímpico Internacional (CPI), com intenção de igualar a grafia de outros países falantes da língua portuguesa, como Angola, Portugal, Cabo Verde, Moçambique etc., que já utilizavam a palavra sem a vogal.

    Além disso, a palavra vem do esforço do CPI em afastar o sentido original da junção das palavras “paraplegia” e “olimpíada”. Afinal de contas, tais jogos englobam muitos outros tipos de deficiência, não apenas dos cadeirantes – como foi o caso da primeira cerimônia, que reuniu 400 atletas paraplégicos.

    O problema é que, segundo a maioria dos linguistas, estamos diante de um erro. A única flexão possível – ou pelo menos a recomendada – é com o uso da vogal. Ou seja, o certo seria “Parolimpíada”. O Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras (VOLP) não traz o termo “paralimpíada”. Já o dicionário Houaiss classifica a palavra desta forma: “malformação vocabular que Portugal e o Brasil passaram a usar (no Brasil, oficialmente a partir de 25 de agosto de 2012), a pedido do Comitê Paralímpico Internacional, para seguir o inglês paralympiad”. 

    Os jogos Paralímpicos começaram em 1960, em Roma, na Itália, e desde então acompanham as Olimpíadas tradicionais, acontecendo algumas semanas depois. O nome, segundo a explicação oficial do comitê, faz referência justamente a essa frequência: a preposição “para” deriva do grego “ao lado”, ou seja, que acontecem junto (embora esse significado tenha começado a ser divulgado pelo CPI e COI apenas após a mudança).

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.