Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Por que a cueca samba-canção tem esse nome?

Porque na época em que esse apelido surgiu ela era considerada algo fora de moda – assim como o samba-canção, um estilo popular que teve o seu auge na década de 1940 e depois decaiu. Essa modalidade lenta e romântica de samba, acompanhada por violão, viola e pandeiro, ganhara o Rio de Janeiro nos anos […]

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 11h07 - Publicado em 18 abr 2011, 18h51

Porque na época em que esse apelido surgiu ela era considerada algo fora de moda – assim como o samba-canção, um estilo popular que teve o seu auge na década de 1940 e depois decaiu. Essa modalidade lenta e romântica de samba, acompanhada por violão, viola e pandeiro, ganhara o Rio de Janeiro nos anos 20. Mas no final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, o samba-canção perdeu força e começou a ser visto como um ritmo ultrapassado. Na mesma época, a moda masculina passava por uma revolução: aos poucos, o jeans substituiu as tradicionais calças de tecido.

Quem perdeu com isso foram as antigas cuecas longas, feitas com tecido que vinham quase até o joelho. “Usar esse tipo de roupa íntima com jeans era um verdadeiro tormento, porque a cueca enrolava coxa acima”, diz o etimologista e escritor Deonísio da Silva, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Para resolver o problema, foi criada a sunga, que se adaptava melhor ao novo modo de se vestir. “Como a palavra cueca passou a designar essa nova peça, surgiu a necessidade de se criar um apelido que identificasse a antiga roupa íntima. Ela foi rebatizada de samba-canção como símbolo de um tempo que passou”, afirma outro etimologista, Cláudio Moreno, colunista de Mundo Estranho. Hoje, as sambas-canções voltaram para o guarda-roupa dos homens. Agora, porém, elas têm formato mais confortável e são confeccionadas em seda ou tecido mole, para se ajustar a qualquer roupa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.