Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Oferta Relâmpago: Super por apenas 7,99

4 perguntas e respostas sobre a camisinha

Especialistas respondem a perguntas de leitores sobre camisinha

Por Felipe van Deursen
13 jan 2016, 16h25 • Atualizado em 11 mar 2024, 08h47
  • Pedimos à Turma do Fundão que listasse as suas maiores dúvidas em relação ao uso da camisinha. Depois, pedimos a algumas das maiores fabricantes do Brasil para respondê-las. Confira.

    É verdade que guardar camisinha na carteira estraga?

    Olla – Depende do tempo. Em um bolso menor ou na carteira, ela pode sofrer pressões ou atritos excessivos, que podem comprometer suas características físicas. Se estiver na bolsa, deve-se evitar colocá-la próxima de objetos pontiagudos ou que possam danificar a embalagem (presilhas, grampos de cabelo ou chaves). Além disso, os preservativos não devem ser muito expostos ao calor, umidade e luz fortes, pois suas propriedades físicas correm o risco de ficar comprometidas. Isso significa que a capacidade volumétrica e de pressão de estouro podem mudar.

    Usar duas camisinhas – uma por cima da outra – protege mais?

    Dan Marun, diretor-executivo da Prudence – Muito pelo contrário. O uso sobreposto estimula rasgos e fissuras, por causa do atrito entre as paredes dos preservativos.

    Existe pênis grande demais para uma camisinha?

    Dan Marun (Prudence) – Não. As camisinhas são altamente elásticas, se adaptando à qualquer anatomia. Ainda assim, existem no mercado produtos com o diâmetro maior do que o usualmente utilizado em preservativos,

    Continua após a publicidade

    Olla – Existem diferentes tamanhos de camisinha, mas vale ressaltar que o que muda, ao contrário do que muitos acreditam, é a largura do produto – e não o comprimento.

    Camisinha tem data de validade?

    Olla – Sim. Por isso, na hora da compra, vale ficar atento às datas de fabricação e validade e ainda se o produto apresenta o selo do Inmetro, que garante que todos os testes de segurança foram feitos antes de sair da fábrica.

    Dan Marun (Prudence) – Após o vencimento (estampado na embalagem), a integridade do produto pode ser prejudicada por fatores diversos, como ressecamento do látex, que aumenta o risco de rasgos, por exemplo.

    Continua após a publicidade

    LEIA TAMBÉM

    – Como é feita a camisinha?

    – Como não engravidar se a camisinha estourar?

    – Qual camisinha é melhor, a masculina ou a feminina?

    – As camisinhas mais bizarras do mundo

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login