Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Para que serve o hímen?

O hímen não tem nenhuma função conhecida para o organismo da mulher. Na verdade, ele não é sequer uma boa forma de demonstrar a virgindade, pois pode ser rompido de diversas formas: praticando atividades físicas, andando de bicicleta ou a cavalo, usando absorvente do tipo OB, durante a masturbação ou mesmo sem nenhum motivo evidente. […]

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 11h08 - Publicado em 18 abr 2011, 18h51

O hímen não tem nenhuma função conhecida para o organismo da mulher. Na verdade, ele não é sequer uma boa forma de demonstrar a virgindade, pois pode ser rompido de diversas formas: praticando atividades físicas, andando de bicicleta ou a cavalo, usando absorvente do tipo OB, durante a masturbação ou mesmo sem nenhum motivo evidente. Além disso, a maioria das mulheres tem o chamado hímen complacente, com formato de anel e muito elástico, que praticamente não atrapalha a penetração – ou seja, é um péssimo indicador de virgindade. Existem ainda outros tipos, mais raros, como o chamado hímen imperfurado, que não possui aberturas e precisa ser removido cirurgicamente porque retém a menstruação.

A quantidade de vasos sanguíneos que irrigam o hímen também varia muito, por isso nem toda mulher sangra quando ele se rompe. O curioso é que essa membrana inútil surge ainda no início do desenvolvimento do embrião do sexo feminino. Nessa fase, a vagina ainda está fechada e não possui uma abertura externa. O resquício dessa tampa vaginal embrionária é que forma o hímen, a famosa membrana da mulher cujo nome remete a Himeneu, o deus grego dos casamentos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.