Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Papa Doc, o ditador que tocou o terror no Haiti

Papa Doc reprimiu e intimidou o povo de um país que ele mesmo ajudou a erguer... e depois destruir

Por Danilo Cezar Cabral
Atualizado em 22 fev 2024, 10h20 - Publicado em 11 nov 2016, 17h36

retrato_francois_papa_doc_duvalier

ILUSTRA Eduardo Belga

 

1) Haitiano da gema, da capital Porto Príncipe, François Duvalier (1907-1971) era filho de um juiz de paz e de uma padeira. A mãe tinha deficiência mental e foi se afastando cada vez mais da família até falecer quando ele tinha 14 anos. François foi morar com uma tia até o fim da adolescência.

2) Formado em medicina com 27 anos, fez residência nos hospitais da capital. Em 1943, se aproximou da população carente ao trabalhar com prevenção e combate de doenças tropicais, como malária e tifo. Foi aí que recebeu o apelido de Papa Doc – “doutor papai”, em francês.

 

+ Retrato Falado: Aileen Wournos, a serial killer retratada no filme Monster

Continua após a publicidade

+ Retrato Falado: Andrei Romanovich, o serial killer no Partido Comunista da União Soviética

 

3) Em 1949, como ministro da Saúde, é perseguido pelos militares e exilado por apoiar o presidente deposto Dumarsais Estimé. Retorna ao país em 1956 e faz uma campanha populista contra a elite mulata que comanda o Haiti. Com apoio dos negros, elege-se presidente em 1957.

4) Doc foi logo mandando seus inimigos para o exílio e passou a reprimir a elite mulata. Ao mesmo tempo, nomeou membros da maioria negra para as Forças Armadas e cargos públicos. A guarda presidencial virou força de elite, com missão extraoficial de mantê-lo no poder.

Continua após a publicidade

5) Consolida seu poder no interior do país criando, em 1959, uma milícia rural que chegou a ter o dobro de homens do Exército e teria assassinado mais de 3 mil inimigos políticos a mando de Doc. Em 1961, violou a Constituição e se nomeou “presidente para toda a vida”.

 

+ Retrato Falado: Pablo Escobar, o rei bilionário do tráfico de cocaína

+ Retrato Falado: O linguiceiro da Rua do Arvoredo, em Porto Alegre (RS)

 

6) Papa Doc era praticante assíduo do vodu – a religião nativa do Haiti. Proclamou-se sacerdote e criou uma aura misteriosa, relacionando sua imagem com entidades vodu. Há rumores de que o líder mandava arrancar a cabeça dos inimigos para se comunicar com eles.

Continua após a publicidade

7) Para um país que sempre foi mal na economia, o governo corrupto de Doc foi tão ou mais devastador que o terremoto de 2010, agravando a fome e a pobreza. Papa enriqueceu ilicitamente e confiscou terras produtivas para distribuir a aliados políticos.

 

Que fim levou?

François Duvalier permaneceu no poder até a morte, em 1971. O sucessor foi seu único filho, Jean-Claude Duvalier, ou Baby Doc.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.