Os vegetais também têm câncer?
Sim, mas a doença não leva as plantas à morte, embora possa prejudicar seu desenvolvimento. Os tumores vegetais costumam ser chamados de galhas e podem ser causados por organismos como líquens, bactérias, vírus e insetos. Um dos tipos mais comuns é induzido pela bactéria Agrobacterium tumefaciens, que vive no solo e atinge plantas comuns, em […]
Sim, mas a doença não leva as plantas à morte, embora possa prejudicar seu desenvolvimento. Os tumores vegetais costumam ser chamados de galhas e podem ser causados por organismos como líquens, bactérias, vírus e insetos. Um dos tipos mais comuns é induzido pela bactéria Agrobacterium tumefaciens, que vive no solo e atinge plantas comuns, em nossa alimentação, como o tomate, o feijão e a batata. A bactéria entra em contato com a planta através de ferimentos na região do colo: entre a raiz e o caule. Depois, induz as células a aumentarem a produção de hormônios que estimulem a proliferação celular. “Esse desequilíbrio hormonal faz com que as células se multipliquem desordenadamente, dando origem a tumores em diferentes partes da planta”, afirma a bióloga Sônia Perez, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).
Esses tumores podem fazer com que o vegetal infectado seja menor ou menos produtivo – fora isso, não há nenhum risco. “Não existe a possibilidade de a doença passar para animais ou para o homem se eles consumirem a planta como alimento”, diz o engenheiro agrônomo Jorge Vega, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).