Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Os homens de preto realmente existem?

Por Victor Bianchin
Atualizado em 22 fev 2024, 10h47 - Publicado em 23 abr 2012, 20h08
homens-de-preto-1

Muita gente diz que sim. A lenda urbana que inspirou os filmes começou em 1957, quando o escritor Gray Barker publicou o livro They Knew Too Much About Flying Saucers, sobre o suposto caso real de um civil perturbado por homens vestidos de preto após avistar um disco voador.

Era o auge da paranoia da Guerra Fria e logo começaram a pipocar outros relatos de gente coagida por esses agentes a manter segredo sobre contatos com ETs.

Mesmo após um pupilo de Barker alegar publicamente que a história era inventada, os MiBs (abreviação em inglês para “homens de preto”) continuam uma das teorias da conspiração mais populares nos EUA.

LEIA MAIS

Continua após a publicidade

– Por que ainda não fizemos contato com aliens?

– Como seria uma invasão alienígena?

Continua após a publicidade

O LADO PRETO DA FORÇA – Os casos mais famosos envolvendo MiBs. Verdade ou ficção?

Negue ou morra!

Em 1967, o texano Carroll Wayne Watts disse ter sofrido exames realizados por aliens em uma nave espacial. Mas negou tudo quando teve de passar por um detector de mentira. Tempos depois, revelou que só fez isso porque, a caminho do teste, tinha sido intimidado por um MiB com um rifle. E, mesmo negando tudo, sua casa foi misteriosamente metralhada naquele dia.

A foto incriminadora

O ufólogo Anton Ponce de Leon diz ter conhecido, em 1975, um repórter que teria fotografado com clareza três naves espaciais sobrevoando um vilarejo no Peru. A partir daí, MiBs teriam revirado seu quarto, assediado um de seus amigos (que guardava a tal imagem) e feito documentos sumirem. A fotografia acabou não sendo publicada pelo jornal para o qual ele trabalhava.

Papo de louco?

O psiquiatra norte-americano Herbert Hopkins alega que, em 1976, após tratar um jovem que teria tido contato com extraterrestres, recebeu a visita de um MiB. Ele era careca, sem cílios e sabia vários detalhes sobre o paciente. Adivinhou que Hopkins tinha duas moedas no bolso e fez uma delas desaparecer. Após a visita, o doutor destruiu seus arquivos sobre o caso.

Continua após a publicidade

FONTES: Livro Mystery of the Men in Black: The UFO Silencers, de Timothy Green Beckley, artigo Gray Barker, My Friend, the Myth-Maker, de John C. Sherwood, e sites The Forbidden Knowledge, UFO Evidence e How Stuff Works.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.