Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

O que significam as cartas do tarô? (Parte 2)

Entenda a simbologia por trás das cartas que vão do número VI ao XIII no baralho Marselha. Entre elas, "O Eremita", "A Roda da Fortuna" e "O Pendurado"

Por Diego Meneghetti
Atualizado em 22 fev 2024, 10h17 - Publicado em 1 fev 2017, 16h33

cap2-enamorado_carro

A cartomancia é baseada na aleatoriedade. As cartas do tarô são sorteadas ao acaso e o tarólogo analisa as imagens para interpretar situações e direcionar atitudes de quem procura esse oráculo.

O mais tradicional baralho de tarô é o de Marselha, cuja origem não é muito definida: acredita-se que tenha surgido em meados do século 15. Ele é composto por dois grupos de cartas: os arcanos maiores e os arcanos menores. Os maiores trazem 22 imagens repletas de simbologia, representando arquétipos humanos e pode estimular reações nas pessoas, além de melhorar a capacidade de autodesenvolvimento.

Na matéria anterior, você conheceu o significado das seis primeiras cartas. Confira abaixo as cartas de número VI a XIII. As últimas oito estão na Parte 3 desta matéria.

 

1) O Enamorado (VI)

Arcano da escolha e do livre arbítrio, O Enamorado é a primeira carta do tarô relacionada diretamente ao mundo material. Ela mostra um homem que deve escolher entre duas mulheres: a que toca seus ombros ou a que toca oseu coração. A cabeça dele está voltada para a da direita, enquanto o resto de seu corpo gira para a esquerda, o que significa que O Enamorado deve decidir entre a razão ou a paixão. Acima de sua cabeça há a figura do Cupido, quea entender que a escolha pode ser feita por influências externas. Essa é uma carta muito desejada no jogo de tarô, pois pode representar amor, desejo, harmonia e felicidade. Tirada em uma situação negativa, pode indicar indecisão ou tensão nos relacionamentos

2) O Carro (VII)

Essa carta traz a ideia do desfile de heróis triunfantes em carruagens de guerra. Por essa razão, O Carro denota domínio e conquista, simbolizado pelo homem coroado, segurando um cetro e sendo levado por dois cavalos unidos a uma carruagem. A ausência de rédeas aponta que é a vontade do próprio condutor que guia o carro, demonstrando características como autocontrole e confiança (apesar de cada cavalo parecer que segue para direção oposta à do outro). Mas cuidado com a confiança excessiva: da mesma maneira que o arcano O Carro pode representar êxito e conquistas, também reflete o ego exagerado, o autoritarismo e a vanglória.

Continua após a publicidade

 

cap2-justica_eremita

3) A Justiça (VIII)

A imagem mostra uma mulher sentada no trono com um olhar impassível, sugerindo ser uma pessoa direta. A espada em uma das mãos representa fatalidade; uma balança, na outra, significa equilíbrio. Esse é o arcano Justiça, uma figura bastante conhecida e quea sensação de causa e efeito: todas as ações têm consequências diretas e nunca ficam sem respostas. A Justiça proporciona somente o que merecemos, nem mais, nem menos. Se merecermos algo bom, teremos. Se merecermos coisas ruins, da mesma forma as receberemos, sem misericórdia. Por isso, esse é um arcano que alerta para que as pessoas reflitam antecipadamente sobre as escolhas,que não será possível voltar atrás nas decisões.

4) O Eremita (IX)

O Eremita é alguém que se isola do mundo em busca do verdadeiro conhecimento. Isso faz dessa carta o arcano da consciência. A imagem é de um homem velho, de barba (um sinal de experiência e sabedoria) carregando um cajado e uma lanterna. O cajado é o único “companheiro” do Eremita na jornada dele, o que significa a necessidade de isolamento. Já lanterna emite a luz para essa busca de conhecimento. Por isso, esse arcano reflete a necessidade de se afastar da rotina do dia a dia para poder meditar, e espelha a necessidade de separarmos um tempo para pensar. Em uma consulta ao tarô, O Eremita é uma carta de influência neutra e que aconselha observarmos o caminho que será trilhado, antes de cada novo passo.

 

+ Dicionário de Simbologia: o que significam os símbolos com espirais ou padrões complexos?

Continua após a publicidade

+ Dicionário de Simbologia: quais símbolos são considerados “do mal”? O que significam?

 

cap2-roda_forca

5) A Roda da Fortuna (X)

O décimo arcano numerado do tarô é A Roda da Fortuna, uma carta expressiva da sorte. Mas não se engane com a ambiguidade desse significado, pois é possível ter boa sorte ou má sorte. A Roda da Fortuna simboliza o ciclo da vida: a figura circular sugere o constante movimento e fusão de passado, presente e futuro. Dois animais dependurados na roda indicam a existência de forças opostas nesse ciclo, que tem no topo a figura de uma esfinge com uma espada. Esse arcano é um lembrete de que destino é determinante para tudo o que rola na vida, e que algumas situações não podem ser simplesmente controladas, pois o Universo tem as suas próprias razões e caminhos.

6) A Força (XI)

A imagem desse arcano traz uma mulher abrindo as mandíbulas de um leão com as próprias mãos. Mas esse arcano não está relacionado à força física, e sim à força mental. Ele simboliza o poder da energia moral e espiritual contra a força bruta pura, ou seja, a vitória do espírito sobre a carne. No tarô, A Força é um aviso de que a pessoa deve se preparar para enfrentar com determinação e entusiasmo todo problema que possa surgir. Afinal, leão pode ser um animal poderoso, mas não é páreo para o caráter ou para a inteligência humana. Na caminhada espiritual, A Força representa momento em que é preciso dominar a energia interior e exterior, transformando-as em aliados na vida.

Continua após a publicidade

 

+ Dicionário de Simbologia: qual o significado dos diferentes símbolos de estrela?

+ Dicionário de Simbologia: que outras religiões, antes e depois de Cristo, também usaram a cruz como símbolo?

 

cap2-pendurado_morte

Continua após a publicidade

7) O Pendurado (XII)

A necessidade que cada um tem de ver o mundo de uma nova perspectiva. Esse é o principal significado desse arcano, que mostra um homem de cabeça para baixo, preso a uma corda pelo pé esquerdo. Com uma mensagem que simboliza sacrifício, penitência e abnegação, O Pendurado é uma carta que traz um dilema: é você ou é o mundo que está de cabeça para baixo? Talvez, por isso, o homem da imagem não aparente estar preocupado com a posição. Além disso, ele não só é suspenso fisicamente mas também espiritualmente. O Pendurado aceita a situação em que ele se encontra e utiliza aquela oportunidade para enxergar as situações a partir de um ponto de vista um tanto diferente, mas bastante revelador.

8) A Morte (XIII)

Quem é que não teme a morte? Mas não se assuste com essa carta, pois arcano A Morte não carrega um significado ruim. Pelo contrário, é uma carta que representa renovação, o final de um ciclo e o início de outro. Na mesma imagem, A Morte que ceifa a vida (repare nas duas cabeças e partes de corpos humanos) também ceifa o campo, limpando a terra para a plantação de novas culturas que um dia virão. Em uma consulta ao tarô, a aparição desse arcano significa uma grande transformação que está por vir. Assim, Morte é o anúncio de que mudanças involuntárias irão ocorrer na sua vida (tente você impedir ou não) e que é necessário aceitar essas mudanças como parte desse processo de transformação

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.