Infográfico: como é um arco e flecha olímpico?
Na Olimpíada, o único tipo de arco permitido é o recurvo, que tem três partes: empunhadura, lâminas e corda
Na Olimpíada, o único tipo de arco permitido é o recurvo, que tem três partes: empunhadura, lâminas e corda. Ele tem esse nome por causa da ponta das lâminas, que são curvadas no sentido oposto ao dobramento normal do arco. Isso armazena mais energia e torna o tiro mais eficaz, principalmente com o uso de acessórios como a mira e o estabilizador. A tecnologia envolvida tem uma herança secular: muito antes de ser usado no esporte, o arco e a flecha foram importantes ferramentas de caça, remontando à Pré-História, e também armas de combate usadas em muitas guerras, aposentadas só nos tempos modernos. Como esporte, o tiro com arco surgiu em meados do século 16, com torneios na Inglaterra. Ele foi incluído em 1900 na Olimpíada de Paris. Nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro, haverá provas individuais e por equipe, para homens e mulheres.
1) PROTEÇÕES
Há uma no peito e outra no braço. São projetadas para que a corda não machuque o arqueiro no momento do tiro
2) DEDEIRA
É uma peça curva que o arqueiro coloca nos dedos para segurar e puxar a corda – para atirar a flecha, ele apenas afrouxa os dedos
3) CORDA
Feita de fibras sintéticas de alta tecnologia, chega a ser mais forte que o aço. Isso é importante para que a puxada do arqueiro gere a tensão necessária nas lâminas. O comprimento varia com o tamanho do arco: se a corda for muito curta, a puxada será pequena; se for mais longa que o necessário, a tensão não será suficiente para atirar a flecha
4) LÂMINAS
São as partes que unem a empunhadura à corda. Elas armazenam a energia e impulsionam a flecha – como têm a ponta curvada, essas lâminas geram mais pressão que um arco comum. Podem ser fabricadas com uma combinação de materiais como madeira, fibra de vidro e fibra de carbono
5) MIRA
Tem forma de L e fica acima da flecha. Ela serve como referência, pois nem sempre o arqueiro alinha o centro da mira com o alvo (devido ao vento, por exemplo)
6) ESTABILIZADOR
É composto de hastes de carbono com tamanho e peso diferentes, que ajudam no equilíbrio do arqueiro e pendem o arco para frente após o tiro
7) EMPUNHADURA
Feita de material sintético, com fibra de carbono e espuma, é onde o arqueiro segura o equipamento e posiciona a flecha. É a parte central e mais sofisticada do arco. Há muitos moldes de punho, que variam de tamanho e forma, de acordo com a estatura do arqueiro
O clicker é uma pecinha de metal que serve para avisar o arqueiro que a puxada da flecha chegou à extensão completa e é momento de atirar
O rest (8)fica preso no punho e serve para acomodar a flecha durante a puxada do arqueiro
O button (9)é um tipo de pino com mola. Evita que a flecha raspe no arco, o que reduz o atrito e aumenta a precisão
FLECHA
1) O nock serve para encaixar a flecha na corda
2) As penas são feitas de plástico e estabilizam o voo, que pode ultrapassar 240 km/h
3) O corpo é feito de carbono, com alumínio no interior, e a espessura tem entre 5,5 e 9,2 mm
4) A ponta é uma peça única, fabricada com aço ou tungstênio
PONTUAÇÃO
São dez círculos concêntricos, numerados de 1 a 10: quanto mais próximo do centro, maior a pontuação. Se a flecha acertar a linha entre círculos, vale o ponto mais alto
O GRANDE MOMENTO
1. PREPARAR
Com respiração suave, o atleta coloca a flecha no rest, estica o braço que segura o arco e puxa a corda com o outro braço até próximo do seu queixo
2. APONTAR
O braço que tensiona a corda fica paralelo à flecha. É preciso equilíbrio para manter o arco estável. A mira é feita levando em consideração o arrasto do ar e a distância do alvo
3. ATIRAR
Quando o arqueiro ouve o clicker, é o momento de disparar. Os dedos se abrem e a mão relaxa, soltando a corda. O arco pende para a frente e, segundos depois, a flecha chega ao alvo
FONTES Sites Confederação Brasileira de Tiro com Arco, Federação Internacional de Tiro com Arco, olympic.org, brasil2016.gov.br e rio2016.com
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