Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Existem animais que se reproduzem sem a participação do macho?

A maioria dos lagartos se reproduz justamente assim. O caso mais curioso vive no sudoeste dos Estados Unidos e no norte do México: é a Cmenidiphorus uniparens, uma espécie de lagarto formada somente por fêmeas que se reproduzem sem machos. Cada animal é um clone: as filhas são geneticamente idênticas à mãe. Esse tipo de […]

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 10h51 - Publicado em 18 abr 2011, 19h00

A maioria dos lagartos se reproduz justamente assim. O caso mais curioso vive no sudoeste dos Estados Unidos e no norte do México: é a Cmenidiphorus uniparens, uma espécie de lagarto formada somente por fêmeas que se reproduzem sem machos. Cada animal é um clone: as filhas são geneticamente idênticas à mãe. Esse tipo de reprodução pode não ser muito romântico, mas tem lá suas vantagens – uma delas é dar à espécie um potencial maior de crescimento demográfico, pois todos os lagartos, e não apenas cerca da metade, são capazes de colocar ovos. Mas, o que chama a atenção no caso das Cmenidiphorus uniparens, especificamente, é a simulação do ato sexual: um lagarto se comporta como a fêmea que, de fato, é; outro age como se fosse macho – monta sobre a parceira, enroscando-a com o rabo. A cada duas semanas, os papéis se invertem. O processo é controlado por mudanças hormonais.

Qual a finalidade desse teatro todo? Segundo o biólogo David Crews, da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, as fêmeas ovulam com mais facilidade quando há outras por perto imitando machos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.