É verdade que jamais esquecemos como andar de bicicleta?
Aprender a andar de bicicleta é como "instalar" novas habilidades no cérebro.
Sim, é verdade. Isso acontece porque o sistema nervoso tem como principal característica a capacidade de reter informações nos neurônios e na rede que eles formam. No caso das atividades motoras, quem comanda os movimentos é o cerebelo – parte do encéfalo responsável pela coordenação motora e pelo equilíbrio -, que fica na região da nuca, logo acima do pescoço.
As informações necessárias para executar os movimentos, porém, ficam armazenadas no sistema extrapiramidal, no cérebro. Basta precisar usar que o conhecimento pré-adquirido surge automaticamente. Esse armazenamento ajuda a economizar a energia cerebral que seria gasta caso a gente tivesse que aprender de novo a cada execução de um movimento costumeiro. O mesmo mecanismo funciona, por exemplo, para atividades como dançar, tocar um instrumento, ler e escrever.
Mas e no caso de um acidente? Bem, uma lesão cerebral pode comprometer os movimentos, em si, que são usados para andar de bike. Mas, em teoria, as instruções, caso aqueles movimentos ainda fossem possíveis, seguem armazenadas no cérebro. Para desaprender, só com a remoção total do cerebelo.
CONSULTORIA Fernando Gomes Pinto, neurocirurgião do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP
Leia também:
–Quais são as regras de trânsito para ciclistas?

Golfinhos são vistos usando esponjas como chapéus
Abelha “Lúcifer”: cientistas identificam nova espécie com chifres “diabólicos”
Aquecimento de rios amazônicos causou mortes em massa de botos-cor-de-rosa em 2023
Por que os incas cavaram milhares de buracos em uma montanha? Estudo traz pistas
“Deathbots”: testamos os robôs de IA que permitem “conversar com os mortos”







