Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

É verdade que as rádios pegam melhor à noite?

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 11h01 - Publicado em 18 abr 2011, 18h54
Imlays_night_06

Em algumas faixas de freqüência, sim. Na das rádios FM, o horário em que você sintoniza as estações não altera absolutamente nada. Já no caso das rádios AM e de ondas curtas, é possível captar à noite sinais de emissoras distantes que não podem ser alcançadas durante o dia. Normalmente, as ondas de rádio se propagam em linha reta e por isso jamais conseguiriam acompanhar a curvatura da Terra – seu alcance máximo é a linha do horizonte. Mesmo situadas em lugares altos, as antenas emissoras não conseguem mandar sinais em linha reta a mais do que cento e poucos quilômetros de distância. À noite, porém, dá para captar sinais até de outros países, sem precisar de ajuda de satélites. Isso acontece graças à colaboração de uma camada muito alta da atmosfera da Terra, a ionosfera, que começa a uma altitude de 50 quilômetros do chão. A radiação do sol afeta os átomos dessa camada, tornando-os eletricamente carregados – ou ionizados, daí o seu nome.

Durante o dia, essa ionização é tão forte que absorve e anula as ondas AM que caminham rumo ao espaço. À noite, o fenômeno da ionização diminui e as ondas, em vez de serem absorvidas, passam a ser refletidas de volta para Terra, ganhando alcance maior. Isso não acontece com as ondas FM e as de TV, pois, graças a sua alta freqüência, elas atravessam a ionosfera diretamente, perdendo-se no espaço. Já as ondas curtas, usadas por radioamadores e alguns outros receptores especiais, são devolvidas pela ionosfera ainda melhor que o AM comum. Assim, elas possibilitam ouvir notícias do outro lado do mundo!

LEIA TAMBÉM:

– Como funciona uma emissora de rádio?

– É verdade que dá para ouvir rádio na obturação do dente?

– Por que celulares não sintonizam rádio AM?

– Por que quando uma pessoa se aproxima de um rádio a recepção do sinal melhora?

Sintonia máxima O zigue-zague com a ionosfera leva os sinais de rádio para longe

Continua após a publicidade

1 – Em linha reta, as ondas de rádio AM não conseguem ir além do horizonte

2 – Durante o dia, graças ao efeito da radiação solar, a camada D da ionosfera da Terra se mantém ionizada – isto é, seus átomos ficam eletricamente carregados. Por isso, ela absorve as ondas que vão em direção ao espaço. À noite, a camada D desaparece

3 – Mesmo depois de o Sol se pôr, a camada mais alta da ionosfera, a F, não some. Porém, sua ionização não tem força para absorver as ondas de rádio, que são então rebatidas e enviadas em ângulo de volta para a Terra. Ao bater no solo, as ondas são refletidas de novo e nesse zigue-zague percorrem longas distâncias até chegar a seu rádio

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.