Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

É possível criar revólveres a raio laser?

Na teoria, sim. Mas, na prática, é difícil que um dia eles existam. “Os maiores impedimentos são o tamanho do equipamento e a energia necessária”, afirma o engenheiro Wagner de Rossi, do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), em São Paulo. Wagner trabalha com raios laser industriais capazes de cortar enormes chapas de aço. […]

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 10h59 - Publicado em 18 abr 2011, 18h56

Na teoria, sim. Mas, na prática, é difícil que um dia eles existam. “Os maiores impedimentos são o tamanho do equipamento e a energia necessária”, afirma o engenheiro Wagner de Rossi, do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), em São Paulo. Wagner trabalha com raios laser industriais capazes de cortar enormes chapas de aço. No entanto, esses equipamentos pesam mais de 2 toneladas e têm cerca de 10 mil watts de potência – algo como a potência de mais de 20 geladeiras. Desenvolver uma bateria com essa capacidade que caiba em uma pistola está muito além do que a tecnologia pode realizar, mesmo daqui a vários anos. Outro problema seria a distância dos disparos. O laser industrial fica a meio milímetro do material que irá cortar. Para um raio desses acertar um alvo a muitos metros, seria preciso controlar a perda de energia e focalizá-lo na distância correta, como uma câmera fotográfica.

Resultado: compensa bem mais desenvolver armas de projéteis, que provavelmente continuarão dominando a cena por muito tempo. Mas vale observar que nos Estados Unidos estão sendo testadas armas a laser com potência muito baixa, que uma bateria de menor porte seria capaz de gerar. O objetivo dessas armas seria emitir raios que apenas desestabilizariam os músculos da vítima, deixando-a paralisada.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.