Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

David Koresh, o “profeta” que causou a morte de 80 pessoas

Ele se denominou profeta apocalíptico, liderou uma seita e guiou seus seguidores para um conflito contra agências federais americanas

Por Danilo Cezar Cabral
Atualizado em 17 jul 2018, 17h54 - Publicado em 26 jan 2017, 12h44

1) David Koresh (1959-1993) nasceu como Vernon Wayne Howell. Por ser mau aluno e muito zoado, passou a vida escolar isolado. Seus únicos interesses eram a Bíblia e a música. Com 12 anos, recitava trechos do livro sagrado cristão e discutia ensinamentos com pastores.

2) O garoto era focado na vida religiosa. Seu carisma e convicção faziam Vernon se destacar dentro da seita Branch Davidians, derivada da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Virou amante da líder do grupo e assumiu o controle ao vencer um embate político com o filho dela.

3) No comando dos Davidians, o rapaz mudou seu nome para David Koresh, passou a interpretar o Livro de Apocalipse e criou uma guarda pessoal. Os Homens Poderosos eram separados das esposas para proteger a seita e seu líder – de forma agressiva, se fosse preciso.

4) Koresh fundou a comunidade Mount Carmel Center, em Waco, Texas, com regras que não valiam para ele. Pregava o celibato, mas dormia com 15 mulheres – a mais nova tinha 12 anos. Além disso, consumia bebidas alcoólicas, vetadas para todos os outros seguidores.

5) Os Davidians podiam ter armas, mas a Agência de Controle de Álcool, Tabaco, Armas e Explosivos dos EUA (ATF) começou a suspeitar que elas estavam sendo convertidas para fogo automático, o que era proibido por lei. Em fevereiro de 1993, agentes invadiram o local, mas quatro deles são assassinados.

6) Com a morte dos agentes da ATF, o FBI cercou o complexo de Waco. O impasse durou vários dias. Sob ameaças de tiros e de suicídio coletivo, os federais mantiveram a cautela. Koresh liberou alguns fiéis em troca de exposição na mídia e começou a mostrar um comportamento instável diante dos negociadores.

Continua após a publicidade

7) Após 51 dias de negociação, tanques de guerra abriram buracos nas paredes e injetaram gás lacrimogênio. Os fiéis abriram fogo e, após incêndios causados por lamparinas de querosene em contato com o gás, 80 pessoas morrem – 23 delas com menos de 17 anos.

QUE FIM LEVOU?

O corpo de Koresh, baleado na cabeça, é encontrado carbonizado e identificado pela arcada dentária.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.