Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Dá para saber a idade de uma cascavel pelo chocalho?

Não. Muita gente pensa que a quantidade de anéis no chocalho, ou guizo, das cascavéis corresponde à idade da serpente, mas a coisa não é tão simples assim. A camada externa da pele de uma cobra, apesar de dura, desgasta-se com o tempo e é, periodicamente, substituída por uma nova. Esse processo de troca é […]

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 10h56 - Publicado em 18 abr 2011, 18h57

Não. Muita gente pensa que a quantidade de anéis no chocalho, ou guizo, das cascavéis corresponde à idade da serpente, mas a coisa não é tão simples assim. A camada externa da pele de uma cobra, apesar de dura, desgasta-se com o tempo e é, periodicamente, substituída por uma nova. Esse processo de troca é conhecido por muda. “Nas cascavéis, a cada muda forma-se um novo anel no chocalho, localizado na ponta da cauda”, afirma o biólogo Otávio Marques, do Instituto Butantan, de São Paulo. “Mas como essas cobras realizam várias mudas no ano, é impossível precisar a idade pelo chocalho.” O número de mudas pode variar com a idade, o estado do animal e as condições ambientais. Os cientistas sabem que, em cativeiro, as cascavéis trocam de pele até quatro vezes por ano. Mas, na natureza, esse número pode ser maior. “Além disso, sabemos que as cascavéis perdem parte dos anéis”, diz Otávio.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.