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Como se asfalta uma rua?

1. Primeiro, é feito um estudo de nível, para acertar a altura da rua com a das casas. Em seguida, vêm a limpeza e terraplenagem do terreno. Se o solo for resistente, adicionam-se entre 5 e 10 centímetros de terra semelhante à original para reforçar. Se ele for instável, como o de um brejo, a […]

Por Luiz Fujita
Atualizado em 22 fev 2024, 11h28 - Publicado em 18 abr 2011, 18h24
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    1. Primeiro, é feito um estudo de nível, para acertar a altura da rua com a das casas. Em seguida, vêm a limpeza e terraplenagem do terreno. Se o solo for resistente, adicionam-se entre 5 e 10 centímetros de terra semelhante à original para reforçar. Se ele for instável, como o de um brejo, a camada pode ir de 60 centímetros a 3 metros de espessura

    2. A sub-base, ou base granular, é um estrato de cerca de 15 centímetros, geralmente composto de pedras de 7 a 10 centímetros de diâmetro. Os espaços vazios são preenchidos com pó de pedra e compactados com rolo compressor. Em lugares pouco movimentados essa camada pode ser feita de saibro (uma mistura de areia, argila e cerâmica), ou rochas pequenas

    3. Com 7,5 centímetros de altura em média, a base é feita de pedras de 2 a 5 centímetros, cujos formatos se encaixam após a compactação. Os espaços são preenchidos com asfalto diluído, que impermeabiliza e dá liga. Na superfície é aplicada uma película de um tipo de asfalto chamado emulsão asfáltica, que gruda a base ao revestimento que virá por cima

    4. O pavimento é revestido com cerca de 5 centímetros de concreto asfáltico. O asfalto é um material negro derivado de petróleo que começa a amolecer e a ficar grudento a partir de 50 ºC. Quando esfria, endurece e fica bem preso à base. Os asfaltos modernos, que precisam agüentar muita carga, têm aditivos químicos e restos de pneus para durar até 30 anos

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    Realidade concreta
    Vias podem usar concreto, lajotas ou rochas no lugar do asfalta

    Concreto

    Nas vias de concreto, após a terraplenagem e a aplicação de sub-base, monta-se uma malha de cabos de aço e derrama-se o material. Os especialistas concordam que o concreto é uma alternativa melhor em vias de tráfego pesado, já que não deforma. O material é mais caro que o asfalto, mas só necessita de manutenção depois de 25 anos

    Paralelepípedo

    É uma rocha granítica usada para diminuir a velocidade do trânsito no local, pois as pedras são mais escorregadias e causam trepidação dos veículos. Sobre o terreno espalha-se uma camada de 10 centímetros de areia e em cima colocam-se as rochas. O rejuntamento é feito com pedrisco e asfalto ou cimento. O rolo compressor dá o toque final

    Lajota

    A instalação é simples: colocam-se as lajotas e o rejunte é feito com areia compactada, que permite a drenagem da água. Como se soltam facilmente com tráfego intenso ou fluxos de água fortes, as lajotas são mais adequadas a ruas de pouco movimento e a vias onde vai rolar alguma intervenção subterrânea, como a instalação de redes de esgoto e água

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