Como são feitas as lentes para óculos de grau?
Depende do material utilizado em sua fabricação. No caso dos modelos de vidro ou cristal, fatias grossas desses materiais são partidas por uma serra especial. Os pedaços são cortados em forma circular e aquecidos até ficarem maleáveis. Depois, são colocados num molde do tamanho e da curvatura que se deseja dar às lentes. Em seguida, […]
Depende do material utilizado em sua fabricação. No caso dos modelos de vidro ou cristal, fatias grossas desses materiais são partidas por uma serra especial. Os pedaços são cortados em forma circular e aquecidos até ficarem maleáveis. Depois, são colocados num molde do tamanho e da curvatura que se deseja dar às lentes. Em seguida, as superfícies são lixadas com um composto químico formado de carbono e silício, ou com um esmeril áspero, para adquirirem o formato final. O polimento fino é feito com uma farinha especial abrasiva. Por último, as bordas são aparadas para centrar as lentes e dar-lhes o diâmetro correto, de modo que os feixes de luz que irão atravessá-las se concentrem num único ponto – a retina. As variações na curvatura e na espessura determinam o grau das lentes. O processo básico de fabricação das lentes de acrílico, outro tipo de material bastante comum, não é muito diferente.
A resina é aquecida e colocada dentro de moldes no formato da lente. Depois de ser resfriado, o acrílico também é polido com lixas especiais, para que a lente adquira a curvatura ideal.