Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Como funciona um helicóptero de guerra?

Veja também como se tornar piloto

Por Tiago Cordeiro
Atualizado em 22 fev 2024, 10h04 - Publicado em 22 ago 2018, 16h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  •  (Murilo Araujo/Mundo Estranho)

    PERGUNTA DO LEITOR Franklin Freitas, via Facebook
    ILUSTRA Murilo Araújo
    EDIÇÃO Felipe van Deursen

    helicoptero 1
    (Murilo Araujo/Mundo Estranho)

    SISTEMA COMPLEXO
    Qualquer helicóptero é formado basicamente por quatro partes: cockpit, apoiado sobre os esquis de pouso; rotor principal (a hélice), apoiado pela árvore de acionamento; corpo, com motor, tanque de combustível e sistema de transmissão; e cauda, com o rotor de cauda. A hélice tem peças alinhadas entre si, que permitem que a máquina suba ou desça. Aqui, mostramos o Boeing AH-64 Apache

    helicoptero 2
    (Murilo Araujo/Mundo Estranho)

     

    DUAS MÃOS E DOIS PÉS
    Sozinha, a hélice principal faria o aparelho girar em 360o o tempo todo. Por isso há o rotor traseiro, controlado por dois pedais – o da esquerda joga a máquina inclinada para a esquerda. O da direita, para a direita. O piloto ainda usa o manche para subir, descer e ir para os lados, sem inclinação. Ou seja, ele acaba usando os dois pés e as duas mãos

    helicoptero 3
    (Murilo Araujo/Mundo Estranho)

     

    MÁQUINA POTENTE
    Helicópteros militares conseguem carregar mais peso que os civis, além de serem, obviamente, mais resistentes para suportar ataques inimigos. Essa segunda característica é marcante no Apache, uma das máquinas mais importantes da atualidade. O arsenal carregado pode variar bastante

    Continua após a publicidade
    helicoptero 5
    (Murilo Araujo/Mundo Estranho)

    PROTÓTIPOS PERIGOSOS
    O helicóptero de guerra funciona de maneira parecida com o civil. Os primeiros protótipos surgiram no século 19, porém até os anos 1930 eles não eram confiáveis. A máquina deu as caras na 2ª Guerra Mundial, mas ainda em pequena quantidade. Ela ficou mais comum somente na Guerra do Vietnã, nos anos 1960

    COMO SER PILOTO
    O treinamento é intenso e as exigências são grandes. No Brasil, os pilotos são formados na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, SP (antes, é possível cursar o ensino médio na Escola Preparatória de Cadetes do Ar, em Barbacena, MG). Após se tornarem oficiais, eles fazem mais um ano de curso, em Natal, RN

    Continua após a publicidade

    FONTES Livros AH-64 Apache Units of Operations Enduring Freedom & Iraqi Freedom, de Jonathan Bernstein, e Apache Helicopter: The AH-64, de Matthew Pit; Boeing

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.