Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Como funciona o ouvido humano?

Descubra como funciona a audição. O mesmo sistema também regula a fala e o equilíbrio

Por Gabriela Portilho
Atualizado em 22 fev 2024, 10h18 - Publicado em 15 dez 2016, 14h26

 

1) O som é captado e rebatido nas dobras internas do ouvido externo. Elas servem para definir, com mais precisão, de onde veio o barulho. Os lóbulos têm outra função: como são muito irrigados de sangue, mantêm a orelha aquecida.

2) A onda sonora segue pelo canal auditivo, um tubo protegido por um tecido ósseo que leva a informação até o ouvido interno. Aquela “cera” na parede não é só sujeira, não: ela tem função antibacteriana.

3) No ouvido interno, o som faz vibrar o tímpano, que é como aquela fina membrana que recobre um tambor. Ele, por sua vez, repassa as vibrações para três ossinhos: o martelo, a bigorna e o estribo, que as amplificam até 22 vezes. Estes três ossos cabem na ponta dos dedos e permanecem do mesmo tamanho durante toda a vida.

 

+ Como funciona o olho humano?

+ Como a língua consegue sentir diferentes gostos?

 

4) Caso seja necessário, os músculos próximos ao estribo e ao martelo se contraem para proteger o tímpano e deixar o som mais abafado. Assim, você consegue conversar com alguém mesmo em uma festa barulhenta, por exemplo.

Continua após a publicidade

5) As ondas se propagam em um órgão espiralado e cheio de líquido, a cóclea. Nela, células receptoras convertem o som em sinais elétricos, enviados pelo nervo auditivo até o cérebro, onde são finalmente decodificados.

6) Sabe por que nossa voz parece diferente quando a ouvimos numa gravação? Porque, quando falamos, os músculos do tímpano se contraem, para que nossa voz não abafe outros barulhos ao redor. Além disso, parte do som é absorvida pelos ossos do crânio. Outro fenômeno curioso é o da concha: quando a colocamos no ouvido, não escutamos o barulho do mar, e sim o som amplificado do nosso próprio sangue circulando!

 

+ Os sentidos funcionam enquanto dormimos?

Continua após a publicidade

+ 8 sons misteriosos em alto-mar que a ciência ainda não explicou

 

Uns com tanto…

Condição rara causa superaudição

Imagine conseguir distinguir em qual tom está um espirro ou quais notas musicais compõem o canto de um pássaro? Uma em cada 10 mil pessoas pode fazer isso, graças a uma condição chamada de ouvido absoluto. O roqueiro Jimi Hendrix, por exemplo, conseguia aprender o repertório inteiro de uma banda em uma ou duas horas.

Continua após a publicidade

 

 

…outros com tão pouco

Sentido deteriora com o tempo

Ao nascermos, ouvimos melhor do que em qualquer outra fase da vida. Mas a audição é um dos sentidos mais prejudicados ao longo do tempo, principalmente em pessoas expostas a ruídos muito altos. As articulações dos ossos internos e a musculatura que segura o tímpano ficam cada vez menos flexíveis, dificultando o caminho do som.

Continua após a publicidade

 

CONSULTORIA Onivaldo Cervantes, otorrinolaringologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

FONTES Livros Alucinações Musicais e Um Antropólogo em Marte, de Oliver Sacks, e Anatomia da Orelha, de Luiz Neivo Zorzetto; documentário BBC Human Senses; jornais BBC News, Daily Californian e The Guardian; e site TecMundo

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.