Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Como funciona o identificador de chamada nos telefones?

O segredo de um identificador de chamada é o modem que ele possui, dispositivo que converte pulsos telefônicos em dados digitais e vice-versa. Quando você faz uma ligação, seu aparelho de telefone transforma em sinais elétricos dados como a sua voz e o número do seu telefone. Esses sinais elétricos viajam por uma complexa rede […]

Por Fernando Badô
Atualizado em 22 fev 2024, 11h17 - Publicado em 18 abr 2011, 18h48

O segredo de um identificador de chamada é o modem que ele possui, dispositivo que converte pulsos telefônicos em dados digitais e vice-versa. Quando você faz uma ligação, seu aparelho de telefone transforma em sinais elétricos dados como a sua voz e o número do seu telefone. Esses sinais elétricos viajam por uma complexa rede de cabos até chegar ao telefone chamado. Se ele tiver um identificador de chamadas – o popular Bina – o modem do aparelho irá transformar as freqüências em que foram emitidos esses sinais elétricos em linguagem binária (seqüências de algarismos “0” e “1”):

• Freqüência de 2,2 kHz – Representa “0”

• Freqüência de 1,2 kHz – Representa “1”

Como cada seqüência de “0” e “1”pode indicar um número – o “5”, por exemplo, é “101” na linguagem binária – fica fácil para o bina apontar de onde vem a chamada. Uma última curiosidade: o nome Bina é uma sigla para a expressão “B identifica A”. Ela indica que o aparelho é capaz de decodificar os sinais do telefone de quem fez a chamada (A) e exibi-los no visor do telefone de quem a recebeu (B).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.