Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Como funciona o forno de microondas?

Gerador de ondas eletromagnéticas, acoplado a um ventilador, é a peça-chave do aparelho

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 10h51 - Publicado em 18 abr 2011, 19h00

Microondas são ondas eletromagnéticas de alta freqüência, como as de rádio. Em 1939, o físico americano Albert Wallace Hull desenvolveu o magnetron, um gerador de microondas para radar. Dez anos depois, o engenheiro Percy Lebaron Spence, seu conterrâneo, percebeu, por acaso, que um copo de leite se aquecia quando próximo de um magnetron. Diretor de uma indústria eletrônica, Spencer logo vislumbrou as possibilidades culinárias desse gerador. Assim surgiu, no início dos anos 50, o primeiro forno de microondas. “O magnetron recebe, de um transformador, uma tensão fixa de cerca de 400 volts e gera dentro do aparelho ondas eletromagnéticas de 2,45 GHz”, afirma o engenheiro Marco Antônio Dalpossi, da Escola Politécnica da USP.

O aquecimento da comida não se dá por ressonância, mas sim por um processo dielétrico. A gente explica: as moléculas da água se movimentam para tentar se alinhar com o campo elétrico gerado pelas ondas eletromagnéticas do forno. Como o sentido do campo muda o tempo todo, as moléculas não param de se movimentar – e aí acabam encostando nas moléculas vizinhas. Essa fricção entre elas, então, produz calor, cozinhando o alimento.

As microondas têm alta capacidade de penetração na comida, o que possibilita o cozimento por dentro e não a partir da superfície, como ocorre nos fornos convencionais. Além disso, não fazem vibrar as moléculas de vidro ou plástico, que não se aquecem no interior do forno. Para evitar o vazamento das microondas, o aparelho possui uma grade de metal colada junto ao vidro da porta: os espaços entre as malhas dessa grade são menores que as microondas. Além de fornos e radares, as microondas são usadas também em sistemas de telecomunicações, como nas transmissões por satélite e na telefonia celular.

Sua refeição, ao simples apertar de um botão
Gerador de ondas eletromagnéticas, acoplado a um ventilador, é a peça -chave do aparelhoO magnetron gera ondas de alta freqüência, que são espalhadas dentro do forno por um ventiladorGrades na porta e paredes de aço impedem o vazamento das microondas

Continua após a publicidade

As microondas são refletidas pelas paredes de metal, envolvendo o alimento

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.