Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Como é feito o controle de dinheiro que deve circular em uma nação?

Pelo monitoramento diário de todas as transações realizadas em moeda corrente no país. No Brasil, o órgão responsável por regular a economia é o Banco Central (BC). É ele que cuida do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), que registra o montantede movimentações financeiras efetuadas em nosso território. Entre os vários tipos de transação (como cheque, […]

Por Luiz Fujita
Atualizado em 22 fev 2024, 11h38 - Publicado em 4 nov 2008, 12h53

Pelo monitoramento diário de todas as transações realizadas em moeda corrente no país. No Brasil, o órgão responsável por regular a economia é o Banco Central (BC). É ele que cuida do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), que registra o montantede movimentações financeiras efetuadas em nosso território. Entre os vários tipos de transação (como cheque, cartão de crédito e transferência eletrônica), existem aquelas feitas em dinheiro vivo: entre os bancos e pessoas físicas ou jurídicas; e entre os bancos e o próprio BC. Como toda cédula e moeda em circulação acaba indo parar em algum banco, o BC consegue controlar precisamente todo o dindin que está rodando nas mãos do público. Com esse número em mãos, o BC avalia se é necessário imprimir mais bufunfa ou não. Quando a economia cresce, em geral é preciso mais papel-moeda circulando. Essa emissão, contudo, deve ser feita com parcimônia – se a dinheirama fabricada extrapolar as reais necessidades da economia, corre-se um sério risco de a inflação explodir. Além questão econômica em si, notas danificadas também precisam ser substituídas – cerca de 80% da produção de novas cédulas serve para repor as que não estão em condições de uso. Seja como for, há muito mais que cédulas e moedas na “carteira” do Brasil. Na verdade, o volume em espécie representa apenas 2,5% de nossa riqueza; o grosso existe “virtualmente”, sob formas variadas, como títulos públicos e aplicações – se todos os correntistas brasileiros resolvessem tirar o dindin que têm no banco, por exemplo, não existiria esse valor em papel para todo mundo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.