Como é a anatomia da criatura nos filmes da franquia “Alien”?
Um infográfico completo com o ciclo de vida e a anatomia do monstro que aterroriza a Tenente Ripley há mais de 30 anos na franquia "Alien"
ILUSTRAS Abacrombie Ink
CICLO DE VIDA
Ovo
Tem entre 0,5 e 1 m de altura e uma casca resistente a impactos. Internamente, é muito vascularizado, para oxigenar o embrião, que é alimentado por um material nutritivo até a eclosão. Quando a criatura sente a aproximação de um hospedeiro, a parte superior se abre.
Agarrador de faces (“Facehugger”)
Ejetado do ovo, sua função é inserir o embrião do xenomorfo em outro organismo:
1. Oito tendões articulados prendem-no ao rosto do hospedeiro.
2. Um probóscide (como a “língua” de uma borboleta) deposita o alien pela garganta.
3. A cauda do agarrador se enrola no pescoço da vítima, cortando o fluxo de ar.
4. Pelas vias respiratórias, outro tubo injeta oxigênio o suficiente apenas para mantê-la viva. Quando a transferência é completa e bem-sucedida, o agarrador morre naturalmente.
Rompe-peito (“Chestbuster”)
Durante a gestação (que dura apenas algumas horas), o pequeno alien alimenta-se de sangue e assume certas características do hospedeiro. Nos filmes, essa troca genética gera o alien com duas pernas e seis dedos nos membros superiores. Quando está amadurecido, com formato alongado, de cerca de 30 cm, sai violentamente do corpo, explodindo a caixa torácica.
CRIATURA ADULTA
5. INTELIGÊNCIA
É um caso em que o tamanho “craniano” pode corresponder diretamente à inteligência. O xenomorfo tem uma excepcional capacidade de aprendizado e adaptação ao ambiente. É capaz de resolver problemas simples, como achar vias alternativas ou remover obstáculos.
6. ESQUELETO
É um sistema composto. Na parte da cabeça, é um exoesqueleto que o protege de choques e projéteis. No torso e nas pernas, ele é interno, para garantir sustentação sem afetar a flexibilidade e o equilíbrio.
7. SENTIDOS
Possui um sentido predatório avançado. Mas não há consenso sobre sua capacidade ocular: filmes, jogos e quadrinhos ambientados no universo de Alien já alegaram que ele “enxerga” com olhos primitivos, por meio de ecolocalização, de eletrorrecepção ou até pela detecção de feromônios emitidos pelos humanos.
8. MANDÍBULA RETRÁTIL
Similar a uma enguia, ela é guardada em um apêndice entre o final da boca e a garganta. Pode perfurar carne humana com facilidade, mordendo ou trazendo-a para o conjunto principal de dentes. Mas é por meio dela (e não da “boca” maior) que o xenomorfo se alimenta.
9. SANGUE
Sua coloração é amarelo-esverdeada, mas sua composição exata ainda é um mistério. Sabe-se que é extremamente ácido, capaz de corroer com facilidade materiais orgânicos e inorgânicos – e a criatura aprendeu a usá-lo voluntariamente como arma. Como jorra intensamente, acredita-se que a pressão sanguínea seja alta.
COMPORTAMENTO
Sua dieta é carnívora. Demonstra dor ao ser atingido e parece sentir medo, principalmente quando próximo aos ovos. Algumas teorias indicam que ele pode agir baseado numa mentalidade de “colmeia”, seguindo ordens emitidas pela rainha-mãe.
GOD SAVE THE QUEEN
Estágio máximo de evolução da espécie, a rainha-mãe tem um ciclo levemente diferente. Sua gestação com o agarrador-de-faces chega a alguns dias. Adulta, alcança 6 m, com uma cabeça maior e crista para garantir proteção extra. A parte inferior do corpo é um ovipositor para reprodução. Na hora da desova, um tipo de resina a prende no lugar, criando um “trono biomecânico”. Mas ela pode se soltar do ovipositor caso se sinta ameaçada.
FONTES Filmes Alien, Aliens, Alien 3 e Alien: A Ressurreição; sites Aliens Wikia, How Stuff Works, AvP Wikia, Den of Geek, Alien Anthology Wikia e AvPGalaxy