TdF sugeriu João Pedro Magnani
foto Bruno Marçal
ilustra Thales Molina
edição Felipe van Deursen
Todo mundo sofre com temas espinhentos que exigem decoreba. São inúteis na vida prática e quase ninguém lida com eles depois do vestibular. Só que não. O conhecimento desses temas mudou o mundo e facilitou a vida de todos. E eles são incríveis. O problema não é o conteúdo, mas a forma como aparecem pela primeira vez, na escola, quando a gente está mais preocupado com o recreio e a hora de ir para casa do que com o que está na lousa. Veja quais profissionais lidam com os assuntos de biológicas mais temidos e como eles os aplicam no trabalho – sempre de um jeito melhor do que na escola. Essas disciplinas não escapam da maldição da escola. A ME foi para o cursinho e separou o que é importante entre os assuntos mais temidos do ensino médio
SÉRIE ESCOLA MALDITA
– Geografia
BIOLOGIA INVISÍVEL
Nem tudo o que os olhos não veem do mundo microscópico é, de fato, tãããão essencial para a nossa sobrevivência
Membrana celular
O que é– Envoltório de uma célula,é responsável por toda substância que entra e sai dela.É lipoproteica (ou seja, composta de gordura e proteína)e permite que a célula mantenha uma composição química definida
Quem usa– Biólogos, pesquisadores de células-tronco e médicos hematologistas
Mas a verdade é– A membrana é fininha (0,000006 mm)e só pode ser vista por microscópio.É um conteúdo específico e restrito a quem trabalha na área de biológicas. Larga o osso, vestibular!
Células procariontes e eucariontes
O que é– As procariontes não têm membrana nuclear, organelas membranosas nem a carioteca,que envolve os cromossomos. Já as eucariontes são mais complexas: têm carioteca e vários tipos de organelas
Quem usa– Biólogos, médicos e pesquisadores
Mas a verdade é– Sabemos que as células são importantes, mas conhecer a estrutura e tudo o que as compõe é bastante específico para o ensino médio
Fagocitose e pinocitose
O que é– Enquanto a fagocitose é o englobamento de partículas sólidas pela célula, a pinocitose é a absorção das partículas líquidas
Quem usa– Biólogos, biomédicos e geneticistas
Mas a verdade é– São processos muito estudados por profissionais. Mas,na escola, seria mais significativo ter uma visão global desses assuntos: a digestão, a respiração e a circulação celulares estão interligadas, mas isso não tem tanto destaque no Ensino Médio
Nomenclatura científica
O que é– Nome que a ciência dá a organismos e categorias nas quais eles são classificados.É como dizer que a Supella longipalpa (barata)é nojenta ou que temos um Canis lupus familiaris (cachorro) em casa
Quem usa– Biólogos, botânicos e ambientalistas
Mas a verdade é– Usar apenas o nome popular do animal ou da planta já éo suficiente na vida prática.E mesmo os profissionais não sabem de cor e salteado as nomenclaturas. Para isso existem os dicionários de nomes científicos
Histologia
O que é– Estudo dos tecidos e suas respectivas características e funções. Os grandes grupos de tecidos são epitelial (pele e órgãos), conjuntivo (células de preenchimento e transporte), nervoso (células do sistema nervoso)e muscular (células dos músculos)
Quem usa– Biólogos, dermatologistas, neurologistas e ortopedistas
Mas a verdade é– Conhecer os tecidos é importante. Afinal, vez ou outra você pode se deparar com produtos de beleza que falam de renovação celular, por exemplo. Mas saber identificar os tipos e as características já é pedir demais