Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

8 músicas que têm mensagens subliminares se tocadas ao contrário

Um suposto músico fez um suposto pacto com o diabo e, como forma de sinalizar isso ao público, escondeu mensagens secretas em suas músicas

Por Janaína Harada
Atualizado em 22 fev 2024, 10h26 - Publicado em 10 Maio 2016, 16h35

especial rock 4 ILUSTRA: Pedro Corrêa

Você já ouviu essa história: um suposto músico fez um suposto pacto com o diabo e, como forma de sinalizar isso ao público, escondeu mensagens secretas em suas músicas – para ouvi-las, só tocando ao contrário. A maioria dessas histórias é pura lenda urbana. Mas realmente existem músicas com mensagens secretas. Conheça alguns dos exemplos mais notáveis.

“665” – Soundgarden

Em inglês, as palavras “Satan” (Satã) e “Santa” (Papai Noel) são parecidas, então a banda resolveu tirar um sarro e colocou uma mensagem subliminar de adoração a Noel. Ela diz: “Santa, I love you baby / My Christmas king / Santa, you’re my king / I love you, Santa baby / Got what I need”. Tradução: “Papai Noel, eu te amo, baby / Meu rei do Natal / Papai Noel, você é meu rei / Te amo / Tenho o que preciso”

“Ilusão de Ótica” – Engenheiros do Havaí

É possível ouvir o vocalista Humberto Gessinger questionando: “Por que cê tá ouvindo isso ao contrário? O que cê tá procurando, hein?”. Na sequência, escuta-se claramente uma série de expressões aparentemente desconexas, deixadas de propósito para serem descobertas

especial rock 3

Continua após a publicidade

“Full Throttle” – The Prodigy

Ouvindo ao contrário, escuta-se “we’re going in full throttle” (“estamos indo a todo vapor”). A frase foi sampleada do filme Star Wars Episódio IV– uma fala de Luke Skywalker

Várias – Electric Light Orchestra

A banda foi acusada de pôr mensagens satânicas no disco Eldorado (1974). Para tirar sarro, esconderam várias frases nas músicas do álbum Secret Messages (1983), como “welcome to the show” (“bem-vindo ao show”) e “you’re playing me backwards” (“você está me tocando ao contrário”)

“Michael” – Franz Ferdinand

Continua após a publicidade

Em referência a uma doença pega pelo baixista, a banda escondeu a mensagem “she’s worried about you, call your mother” (“ela está preocupada com você, ligue pra sua mãe”). Queriam fazer o oposto de uma mensagem satânica, colocando um recado superpositivo

especial rock 1

“Boys In Black” – L7

Até pode ser visto como “do mal”: as integrantes colocaram a receita do lanche Big Mac (consagrada nos comerciais de TV do McDonald’s do século passado) na música, perceptível apenas ouvindo ao contrário. Em inglês: “All beef patties, special sauce, lettuce, cheese, pickles, onions on a sesame seed bun”. Em português: “Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles e um pão com gergelim”

“Announcement Service Public” – Linkin Park

Continua após a publicidade

Essa música não tem letra inteligível – parece que o vocalista está cantando em outra língua. Ouvindo ao contrário, porém, dá para entender que ele fica repetindo “you should brush your teeth and you should wash your hands” (“você deve escovar os dentes e lavar as mãos”). O título da música é invertido (o certo seria Public Service Announcement) em referência a essa brincadeira

“Free As A Bird” – The Beatles

O single foi gravado em 1995 pelos integrantes remanescentes após a morte de John Lennon. No final, é possível ouvir a voz de Lennon dizendo “turned out nice again” (“ficou legal de novo”). Paul McCartney disse que a mensagem subliminar foi colocada como piada, “para dar àqueles malucos pelos Beatles algo para fazer”

Curiosidade: Outros artistas que esconderam mensagens ao contrário: Beck, Cake, Deep Purple, Incubus, Iron Maiden, The Mars Volta e Slayer

E AS MÚSICAS DA XUXA?

Entrevistamos Michael Sullivan, coautor de mais de 60 músicas da Rainha dos Baixinhos

Continua após a publicidade

especial rock 2 ME: Fãs encontraram “mensagens subliminares” em faixas como “Marquei Um X” e “Lua de Cristal”. Há fundamento?

Michael Sullivan: Todo o meu trabalho com a Xuxa foi de criar conteúdo inédito, construtivo e de cunho didático para as crianças. Todas as mensagens foram e são passadas de forma explícita. Nosso [meu e da Xuxa] dom é e foi compartilhado de forma clara e em bom português. Qualquer disco que você girar ao contrário trará palavras e sons distorcidos.

ME: Alguma música sua já teve isso?

MS: Não. Acredito no legível, na criação e na língua universal que é a música. Acredito no poder de comunicação que a música tem. O subliminar, a meu ver, ao silêncio pertence. E tudo que fiz na vida não foi silêncio.

ME: Qual é o interesse das pessoas em procurar por mensagens subliminares, principalmente em conteúdo infantil?

MS: Uma simples brincadeira de criança.

OUVINDO DEMAIS

Três exemplos do que a Internet diz ter achado nas músicas de Xuxa

Continua após a publicidade

Meu Cãozinho Xuxo (1986, composta por Rogério Enoé Messias Corrêa) -“Meu anjo é o diabo e o mundo merece esse amor”

Lua de Cristal (1990, composta por Michael Sullivan e Paulo Massadas) -“Diabo do amor / Anjo lindo da luz / Ele me faz bem”

Marquei um X (1992, composta por Sarah Benchimol e Fafy Siqueira) -“Olha só, eu confesso, sou de Exu e Exu reina”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.