Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Nasa põe a Terra para adoção – e você pode ficar com um pedacinho

Qualquer um pode adotar, de forma simbólica, um pedaço de 88 km da superfície da Terra, e ganhar uma ficha com dados climáticos e geológicos sobre ele

Por Bruno Vaiano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
13 abr 2017, 15h25

Nosso planeta está mal das pernas. Tão mal, de fato, que a Nasa resolveu tirá-lo de seus líderes irresponsáveis e colocá-lo na roda dos enjeitados. Em um campanha de conscientização na reta final para o Dia da Terra (celebrado em 22 de abril), a agência espacial norte-americana dividiu o planeta em 64 mil pequenos retalhos – e, em um ato simbólico, os disponibilizou para adoção neste link aqui. Qualquer pessoa com acesso à internet pode pôr o próprio nome lá, e então “pegar” para si um pedaço aleatório da Terra com cerca de 88 km de largura. O que você ganha com isso? Bem, além do peso na consciência pelo que a espécie humana já fez com o planeta, a Nasa gera uma ficha técnica do lugar “adotado”, com várias características climáticas e geológicas interessantes.

Não crie grandes expectativas: como já dito, o território que ficará sob sua responsabilidade é sorteado, e do ponto de vista estatístico é bem provável que você ganhe um naco de Oceano Pacífico, que corresponde a mais de 30% da superfície do planeta. Uma fatia de 88 km de oceano é água que não acaba, sem dúvida, mas como a superfície azul é um pouco tediosa, este repórter pegou a ficha de sua mãe – que tirou a sorte grande e adotou um pedacinho da Antártica, o continente gelado.

adopt the planet
(adopt the planet/NASA)

Nem todos os dados disponíveis são tão fáceis de interpretar – principalmente para quem não é formado em meteorologia. Mas vários deles podem ajudar um leigo a manter seu território adotivo sob controle. Carbon monoxide é a concentração de monóxido de carbono na atmosfera do local. Esse gás invisível é um dos principais responsáveis pelo efeito estufa, então é uma boa ideia mantê-lo sob controle. Outro dado curioso é a concentração de clorofila (Chlorophyll a), o pigmento responsável pela fotossíntese de plantas e algas. Quanto mais clorofila houver em seu pedaço de Terra, mais plantas estão liberando oxigênio na atmosfera por ali – e menor, por tabela, é a poluição. Vale ressaltar que esse dado só vale se o seu pedaço for água – na superfície, o dado equivalente é o Enhanced Vegetative Index. Isso se deve às diferenças no método de coleta de informações usado pelos satélites que fazem cada uma das medições. Você também poderá ver a altura máxima que alcançam as nuvens na região, a umidade relativa do ar e até a quantidade de ozônio de cada trecho da atmosfera.

Todos esses dados são coletados pela própria agência espacial, e os os equipamentos de medição ficam na órbita do planeta, instalados em satélites dedicados à pesquisa científica. Eles são essenciais para que especialistas possam acompanhar de perto o avanço de mudanças climáticas induzidas pela atividade humana.

Dito isso, corra! Já há pelo menos 58 mil pedaços adotados, então o tempo está acabando.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.