Designer cria interruptor de luz para quem tem TOC
Com desenhos e formas fora do padrão, a ideia é simples: enganar o cérebro para forçar as pessoas a nunca esquecerem de apagar as luzes
Você costuma esquecer a luz acesa quando sai de casa? Ou ainda, em casos mais graves, sofre de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) e precisa se certificar dezenas de vezes se o interruptor está desligado? Pois uma nova invenção promete ajudar com esse problema.
A designer tailandesa Pakaporn Teadtulkitikul criou um interruptor de luz, o OCD Switch. O nome pega emprestado a sigla em inglês do TOC e trabalha de forma simples: os desenhos são projetados para que, quando a luz estiver acesa, o padrão do interruptor fique desalinhado. Quando desligada, o desenho volta a ficar simétrico.
Confira algumas imagens:
A ideia é usar a tendência do cérebro humano de estar sempre em busca da ordem e pela nossa atração nata pela simetria. Quando observamos algo que nos gera desconforto, nosso cérebro age em resposta. O design proposto pela artista é inspirado em formas geométricas e texturas que são familiares ao cérebro, justamente para ativar tais respostas. Apesar de ainda não ser clinicamente comprovado que o interruptor, de fato, ajuda pessoas com TOC, a intenção era justamente ajudar quem tem esse problema em casa.
O OCD Switch rendeu à designer o prêmio de Conceito no Red Dot Design Award, uma premiação internacional para design de produto e de comunicação. Na página da organização, eles descrevem o interruptor como um bom exemplo de como um produto pode “enganar o cérebro e gerar uma resposta que irá mudar a rotina do usuário”. No caso, uma mudança que pode reduzir a conta de luz no fim do mês – e dar uma pequena sensação de prazer ao ver os desenhos se encaixando perfeitamente.
Golfinhos são vistos usando esponjas como chapéus
Por que os incas cavaram milhares de buracos em uma montanha? Estudo traz pistas
Zona Sul x Zona Oeste: um duelo carioca entre o mar, o medo e o metro quadrado







