Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

A matemática ensina novos métodos de cortar pizza

Fatiar pizza pode parecer uma tarefa simples, mas acredite: tem muita conta envolvida

Por Ana Luísa Fernandes
Atualizado em 5 jul 2018, 17h32 - Publicado em 8 jan 2016, 19h45

Não é de hoje que os matemáticos têm uma quedinha pela pizza. Mas não tem nada a ver com a culinária em si: é mais pelo formato circular do quarto alimento mais adorado do mundo. Ela tem até um teorema, que demonstra que se o disco for cortado de maneira específica, áreas de tamanho igual são obtidas. Agora, os cientistas Joel Haddley e Stephen Worsley, da Universidade de Liverpool, basearam-se em um modelo prévio para criar novas formas excêntricas (e justas) de se cortar uma pizza.

Com o modelo mais antigo, é possível fatiar a pizza em 12 pedaços idênticos. A vantagem desse método é que dá para agradar todo mundo: os que gostam mais da borda e os que gostam mais do recheio. Ele é bem fácil de ser imitado em casa: são três linhas curvas, que formam seis áreas. Depois, essas áreas são divididas ao meio com uma linha reta (veja abaixo).

Pizza arte

O modelo criado por Hadley e Worsley é mais complexo, mas ainda assim garante pedaços de mesmo tamanho: são criadas linhas que lembram as do corte anterior, em número ímpar. Depois, corta-se cada área pela metade. É um pouco difícil de entender, mas as figuras ajudam (veja abaixo).

Pizza arte

Continua após a publicidade

Pizza arte

“Matematicamente, não existe limite”, diz Haddley ao New Scientist. É claro que, na vida real, cortar uma pizza em centenas de micro pedacinhos não faz muito sentido e dá um trabalhão. Então, se você for tentar em casa, é melhor se manter com um número pequeno de linhas iniciais, como 5, 7 ou 9.

Os estudiosos não pararam por aí, e criaram formas pontudas e bastante inusitadas, que mesmo assim formam um círculo perfeito. Nesse caso, além de um super cortador de pizzas, você vai precisar de tempo e paciência. Melhor ficar com as versões mais simples.

Quer saber qual a utilidade da descoberta? Os matemáticos também: “Eu não tenho a menor ideia se existem outras aplicações do nosso trabalho além do cortar de pizzas”, afirma Haddley. Mas ele diz que os resultados são “interessantes matematicamente e produzem boas fotos”. Pode ser uma boa pedida para o seu próximo clique no Instagram.

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante. faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.