Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

6 técnicas para sobreviver ao metrô lotado

Nos horários de pico, o metrô chega a ter 8,6 pessoas espremidas em cada mísero metro quadrado. É o inferno sob a Terra. Mas, seguindo estas dicas cientificamente comprovadas, dá para sofrer menos

Por Thais Harari
Atualizado em 4 nov 2016, 19h03 - Publicado em 1 dez 2015, 12h15

manual sobreviver no metrô

1. Crie uma bolha

Não ande grudado na pessoa da frente – porque, se por algum motivo o fluxo parar, você será prensado por quem vem atrás. Sempre deixe 1 metro de espaço à sua frente.

2. Vá para as pontas

Não é mito. Os cantos do trem são mesmo mais vazios. Um estudo do metrô de Nova York constatou que, nos horários de pico, os vagões das pontas são 30% mais vazios.

 

manual sobreviver no metrô

3. Largue o celular

Deixe para brincar com seu smartphone quando estiver dentro do vagão. Uma pesquisa da Universidade de Maryland, nos EUA, descobriu que quem usa o telefone enquanto anda diminui em 33% a sua velocidade. E esse não é o único problema. O estudo também revelou que as pessoas costumam olhar o celular antes de subir na escada rolante – o que atrasa ainda mais as coisas.

 

manual sobreviver no metrô

4. Não costure

Não tente andar mais rápido do que a multidão. Isso, como comprovou um estudo do Instituto Max Plank, em Berlim, quebra a fila em várias outras, menores e mais lentas. E todo mundo anda mais devagar. Inclusive você.

 

manual sobreviver no metrô

5. Desembarque numa boa

Na hora de sair do vagão, veja quais pessoas também vão descer – e vá atrás da maior. Ela irá abrindo caminho para você, que atravessará a multidão sem esforço.

Continua após a publicidade

 

manual sobreviver no metrô

6. Use os braços

As outras pessoas não têm como adivinhar para qual lado você quer ir. Sinalize com os antebraços quando for virar para a direita ou a esquerda.

 

Fontes: Metrôs de Nova York, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte; Mehdi Moussaid (cientista do Instituto Max Planck); Universidade de Maryland.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.