Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Social – A diva do relaxante

Da pobreza na favela do Catrambi, a carioca Zica construiu uma rede de 11 salões

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h19 - Publicado em 9 Maio 2012, 22h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  •  (/)

    Wilian Vieira

    O grande dilema de Heloísa Helena de Assis sempre foi o cabelo. Desde a infância na favela do Catrambi, próxima à Tijuca, no Rio de Janeiro, Zica queria domar seus cachos. Ainda jovem, fez um curso de cabeleireira na paróquia da comunidade e passou a testar diversas misturas para conseguir o efeito desejado, usando as próprias madeixas como cobaia. Muitas foram as quedas de cabelo. Até que uma delas deu certo a do chamado Super-Relaxante, que diminuía o volume dos cachos sem alisá-los nem maltratá-los. Eles ficavam naturais, mas com um caimento mais suave. Isso quando ela já passara dos 30 anos. Zica não perdeu tempo. Conseguiu empréstimo com o irmão, juntou com o dinheiro do Fusca do marido e abriu em 1993, no quintal, o primeiro salão, o Beleza Natural, no subúrbio do Rio. Logo as filas se formaram. Ficou rica. Em 2006, tinha 4 salões. O atendimento foi dividido numa linha de produção de 7 etapas para dar conta da clientela, com direito à distribuição de senha eletrônica. Hoje, além dos 9 “institutos” no Rio, o de Vitória e o de Salvador, frequentados todo mês por 80 mil clientes, Zica tem sua própria indústria de cosméticos, com laboratório de pesquisas e tudo, que produz 50 toneladas de 25 diferentes produtos todo mês. Também criou a “Ziquinha”, personagem que dá nome aos produtos de sua linha infantil. E, boa de marketing, Zica segue inspirando outros empreendedores em entrevistas e palestras dadas Brasil afora.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.