Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Índios não são fósseis vivos, já foram sedentários e viviam da agricultura

Tese da antropóloga americana Anna Roosevelt mostra que os índios brasileiros passaram a viver da pesca e da caça depois da chegada dos europeus.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h09 - Publicado em 30 abr 1993, 22h00

Apesar de viverem de caça e coleta, os povos da floresta não são relíquias da Idade da Pedra. A tese é da antropóloga americana Anna Roosevelt, do Museu Field de História Natural, de Chicago. Ela garante que os Índios sul-americanos já foram sedentários e tinham como principal atividade a agricultura. “Embora muitos os considerem como fósseis vivos da organização social humana”, diz Anna, “a opção pela vida nômade de caçadores-coletores é recente”. Mais especificamente, surgiu após a chegada dos europeus à América. Citando como exemplo os guajás do Maranhão e os bororos do Mato Grosso, a antropóloga assegura que, antes dos portugueses, eles eram fazendeiros. Prova disso é a presença de palavras típicas de povos agrícolas em suas línguas, como milho, mandioca e batata-doce. A causa da regressão não é certa, mas é provável que as doenças trazidas pelos brancos tenham reduzido tanto a população indígena que impossibilitou a continuidade da vida de plantadores de seus antepassados.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.