Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Encontrada pintura rupestre mais antiga da humanidade: 73 mil anos

Pedrinha pintada com um giz de cera rudimentar foi encontrada na paradisíaca caverna de Blombos, na África do Sul.

Por Bruno Vaiano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 14 set 2018, 20h30 - Publicado em 14 set 2018, 20h27

Um pedaço de rocha com marcas de tinta de 73 mil anos foi encontrado na caverna de Blombos, localizada a 300 quilômetros da Cidade do Cabo, na África do Sul. Os traços, feitos com uma espécie de giz de cera rudimentar, são cerca de 30 mil anos mais antigos que as pinturas pré-históricas conhecidas até então – e podem mudar o que sabemos sobre a evolução da inteligência e da linguagem em nossa espécie.

A pedrinha analisada, infelizmente, é menor que um dedo. Por isso, só é possível discernir em sua superfície algumas linhas, que quase certamente eram parte de um desenho maior. O pigmento utilizado para traçá-las foi o ocre – um pó extraído de pedaços de argila que têm cor alaranjada graças aos óxidos de ferro presentes em sua composição (mais ou menos como a superfície de Marte).

Um giz de ocre nada mais é do que um desses pedaços de argila. Mais precisamente, um que seja rígido o suficiente para ser apontado como um lápis sem se desfazer – mas mole o suficiente para deixar marcas quando é atritado na pedra. As linhas são bastante finas e precisas. Algumas foram feitas esfregando o giz de trás para frente, outras eram traços simples, feitos em um movimento só. Você pode ver a pedra no vídeo abaixo:

O desenho pode parecer bastante aleatório aos olhos de um ser humano contemporâneo, mas é impossível especular o que ele significou para quem viveu na época. “Esse é o desenho mais antigo da história humana”, afirmou ao The Guardian Francesco d’Errico, pesquisador da Universidade de Bordeaux que participou do estudo. “O que ele significa? Eu não faço ideia. Algo que parece muito abstrato para nós podia significar alguma coisa para as pessoas da sociedade tradicional que o produziu.”

Continua após a publicidade

A caverna de Blombos fica no litoral, e por causa da temperatura agradável em seu interior, provavelmente foi um ponto de parada popular para os Homo sapiens viajantes da época. A pedrinha foi encontrada lá em 2011, mas sua análise definitiva só saiu agora, neste artigo científico. O fato de que o ser humano já era capaz de criar desenhos (sejam eles figurativos ou abstratos) há 70 mil anos é sinal de que suas capacidades linguísticas e cognitivas já eram razoáveis no período.

O conceito de arte pode até ter mudado de lá até aqui, mas definições de vida boa não mudaram tanto assim: o autor era artista, morava na praia e agora teve sua obra imortalizada. Quer mais o que?

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.