Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Quem foi São Valentim, o santo do dia dos namorados?

Ele era padre e foi morto, no ano 269, por celebrar casamentos proibidos. Mas essa história pode ter sido inventada para cristianizar uma festa pagã romana: o dia de Juno

Por Suzana Bizerril Camargo
Atualizado em 14 fev 2020, 15h29 - Publicado em 31 Maio 2002, 22h00

Só o Brasil celebra esse dia em 12 de junho. Para o resto do planeta, a data escolhida é 14 de fevereiro, dia de São Valentim. “Esse santo e mártir era um padre que foi morto em Roma, durante a perseguição aos cristãos, no ano 269”, diz o teólogo Fernando Altemeyer Jr., da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Segundo a lenda, o imperador romano Cláudio II teria, em um momento de intensas guerras, proibido o casamento, por acreditar que soldados sem esposas nem filhos não teriam tanto medo do campo de batalha. Contrariando a ordem, o sacerdote cristão Valentim teria continuado celebrando matrimônios até ser descoberto, preso e executado.

Não existe, porém, nenhum registro histórico disso. Talvez o mito tenha servido apenas para cristianizar uma festa pagã romana, que celebrava 14 de fevereiro como dia de Juno, deusa do casamento.

Já a data brasileira foi instituída em 1949, pelo publicitário João Dória, pai do atual governador de São Paulo, sob encomenda da extinta loja Clipper, para melhorar as vendas de junho, então o mês mais fraco para o comércio.

Coincidência ou não, 12 de junho é véspera do Dia de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.