Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Aprovado por Alá

Muitos desses fundos investem em empresas ligadas a petróleo, como Exxon Mobil, e alta tecnologia, como Intel e Cisco.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h33 - Publicado em 31 jan 2002, 22h00

Daniela D¿Ambrosio

Como os 1,2 bilhão de muçulmanos do mundo investem seu rico dinheirinho? Segundo publicou a revista Meu Dinheiro, da Editora Abril, não é só em ouro e propriedades – investimentos aprovados pelos textos sagrados. Ações e fundos de investimento são permitidos, desde que sejam seguidas normas rígidas. Entrar e sair da Bolsa com freqüência, a chamada espe-culação, jamais. Maomé não aprovaria algo semelhante a jogo e aposta. Investir em ações de empresas envolvidas com álcool, jogo, tabaco, pornografia, armamento ou que produzam ou usem carne de porco é haraam, pecado. O Islã também proíbe lucrar por meio de empréstimo. Por isso, bancos e administradoras de cartão de crédito são vetados.

Segundo a Failaka International, consultoria especializada em investimentos só para muçulmanos, há 98 fundos no mundo que não ofendem Alá. Cada um é analisado pelo Shari’ah Supervisory Board, conselho que verifica a qualidade ética dos papéis que compõem suas carteiras. Ações do McDonald’s ou da General Motors estão vetadas. Afinal, o McDonald’s põe bacon nos sanduíches. A GM, embora tenha como objetivo principal produzir carros, possui uma financeira. Cogitou-se até eliminar as companhias aéreas por servirem bebida alcoólica nos vôos. O que sobra, então? Muitos desses fundos investem em empresas ligadas a petróleo, como Exxon Mobil, e alta tecnologia, como Intel e Cisco.

Com tantas restrições, como vai a rentabilidade das aplicações? Muito bem, obrigada. A Dow Jones, responsável pelo principal índice de ações do mundo, chegou a criar o Islamic Index, um índice específico para esses fundos. A rentabilidade média anual entre 1996 e 1999 do Islamic Index ficou em 27%, contra 24% do Standard & Poors, índice das 500 maiores empresas americanas, no mesmo período. Os atentados de 11 de setembro de 2001 também não afetaram os rendimentos. Entre os dias 17 de setembro e 21 de novembro, o índice registrou alta de 10,78%, contra 9,48% do S&P 500 e 10,24% do Dow Jones.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.