Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

A partida de futebol que foi cancelada devido à neblina – mas ninguém avisou o goleiro

O atleta Sam Bartram, do Charlton Athletic, passou 15 minutos atento e protegendo o gol com unhas e dentes. Só que não havia mais ninguém em campo.

Por Maria Clara Rossini
14 dez 2022, 14h53

“Que a sua semana seja protegida de todo o mal assim como o goleiro da Croácia protegeu o gol contra o Brasil”. Esse é só um dos memes resultados da derrota do Brasil contra a Croácia na última sexta-feira (9). O mesmo poderia ser dito do goleiro de Marrocos contra Portugal na partida de sábado (10). O fato é que as defesas tiveram um papel importantíssimo nos resultados da Copa do Mundo de 2022.

Aproveitando o restinho de clima de mundial, vale contar a história de um goleiro tão dedicado quanto o croata e o marroquino. Sam Bartram jogou profissionalmente para o time de futebol inglês Charlton Athletic entre 1934 e 1956. Ele levantou da cama em plena tarde de natal – 25 de dezembro de 1937 – para defender seu time contra o Chelsea em uma partida do campeonato inglês.

A bola rolou na casa do time rival: o estádio Stamford Bridge, em Londres. Fazendo jus à fama, a cidade inglesa estava coberta por uma neblina espessa – mas o jogo começou normalmente. Cada time marcou um gol ao longo da partida, mas a situação ficou insustentável nos 16 minutos do segundo tempo: os jogadores mal conseguiam se ver, e a partida teve que ser interrompida.

O juiz apitou e os jogadores saíram de campo. O problema é que o goleiro do Charlton não ouviu o som, que foi abafado pelos gritos da torcida. Ele permaneceu na posição sem enxergar o que estava rolando no meio de campo. “Fiquei subindo e descendo na linha do gol, feliz de saber que o Chelsea estava sendo ameaçado na outra metade”, escreve Bartram, em sua autobiografia. “Os garotos devem estar dando um baile”, pensou enquanto esperava a bola vir em sua direção.

É claro que nada estava acontecendo do outro lado porque não havia jogo. O goleiro até foi à beirada da área de pênaltis para tentar ver alguma movimentação através da neblina, mas foi em vão.

Continua após a publicidade

15 minutos se passaram até que um policial encontrasse Bartram atento no gol. “O que você está fazendo aqui? O jogo parou há um quarto de hora. O campo está completamente vazio”. Foi só aí que o jogador entrou no vestiário e encontrou seu time de banho tomado, já com as roupas de ir para casa. A crise de riso foi inevitável.

Memes à parte, Sam Bartram foi um jogador importante para o Charlton Athletics no século passado. Uma estátua em sua homenagem está na frente do estádio do time, conhecido como The Valley. O atleta morreu em 1981, aos 67 anos. Que os goleiros do Brasil joguem com a mesma garra e perseverança de Bartram nas próximas Copas do Mundo.

Compartilhe essa matéria via:

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.