Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

A ciência, de Galileu a Dolly

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h16 - Publicado em 31 ago 1997, 22h00

Quem foi o primeiro cientista?

De certa forma, o homem faz ciência desde que existe. Da invenção da roda aos filósofos gregos, a busca do conhecimento acompanha há milênios a trajetória humana sobre a Terra. Mas a ciência, como a entendemos hoje, é mais recente. Ela pressupõe um método, baseado na experimentação. Seu fundador foi um italiano, Galileu Galilei. Há quase 400 anos, Galileu colocou à prova a idéia de que os corpos mais pesados caem mais depressa que os mais leves. Fez, então, a célebre experiência com duas bolas rolando por um plano inclinado. Descobriu que, qualquer que fosse o peso de cada uma das bolas, elas se moviam à mesma velocidade. Desde então, a maneira de ver o mundo nunca mais seria a mesma. Só é verdade aquilo que pode ser comprovado.

Na trilha de Galileu, os pesquisadores vêm lançando luz onde antes reinavam as trevas. Charles Darwin desafiou os dogmas religiosos com a revolucionária Teoria da Evolução das Espécies. Louis Pasteur descobriu a natureza das doenças, causadas, na sua maioria, pela ação das bactérias.

Abriu, assim, o caminho para curá-las. Albert Einstein, com a Teoria da Relatividade, tornou possível a exploração do espaço e o domínio, para o bem e para o mal, de uma nova e poderosa fonte de energia: o átomo.

A trajetória desses quatro séculos de ciência, que a SUPER registra neste pôster, mostra os alicerces da atual era de prodígios tecnológicos.

Continua após a publicidade

Nada caiu do céu. Cada passo no conhecimento pavimenta o caminho para novas gerações de pesquisadores. Das experiências de Galileu à clonagem de Dolly. Neste 10º aniversário da SUPER, prestamos uma homenagem aos mestres da ciência e contamos sua contribuição para o conhecimento humano.

Um legado de audácia intelectual e rigor investigativo que nega, na sua essência, as crendices, a magia, as superstições antigas e atuais. Na vida real, ninguém tira ovelhas da cartola.

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante. faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.