Perguntas quentes
Seis respostas para as dúvidas mais comuns sobre o assunto
Qual a diferença entre glândulas sudoríparas apócrinas e écrinas?
As écrinas estão distribuídas por todo o corpo e são ativas desde que nascemos. O suor que elas exalam não tem cheiro, porque é composto basicamente por água e sais minerais. Já as apócrinas ficam concentradas em algumas áreas específicas do corpo, como a virilha, o couro cabeludo e as axilas. São ligadas a regiões com pelos e secretam um suor que contém lipídios e aminoácidos.
De onde vem o mau cheiro?
O suor produzido pelas glândulas apócrinas é mais viscoso e serve como um ótimo alimento para as bactérias e os fungos que habitam nossa pele. O resultado dessa refeição é o mau-cheiro, que tem nome médico próprio: bromidrose. Quando o odor vem das axilas, chama-se bromidrose axilar. Quando vem dos pés, é conhecido como bromidrose plantar.
Por que suamos tanto em lugares escondidos do corpo?
O que as axilas, a virilha e o cabelo têm em comum? Pelos. As glândulas que provocam o mau cheiro se concentram em regiões com pelos. No caso do pé, o problema é outro: os fungos e bactérias aproveitam o ambiente fechado por meias e sapatos para se multiplicar. Quando eles digerem o suor, produzem um composto chamado metanotiol – que também é emitido quando as bactérias atacam alguns tipos de queijo. Por isso o cheiro do chulé lembra queijo.
Por que bebês não suam nas axilas nem nos pés?
Porque as glândulas apócrinas só se desenvolvem a partir da puberdade. Antes disso, só funcionam as glândulas écrinas, que não provocam suor fedido. Por isso é que só na adolescência as axilas começam a cheirar mal.
Continua após a publicidade
Homens suam diferente das mulheres?
Sim, principalmente porque homens têm muito mais pelos, e portanto mais glândulas apócrinas. Mas o aroma do suor também é determinado por vários outros fatores, em especial o uso de medicamentos, o tipo de alimentação e o consumo excessivo de álcool. O suor dos diabéticos também é diferente.
Qual é a diferença entre desodorante e antitranspirante?
Os antitranspirantes são produtos que reduzem a produção de suor. Fazem isso utilizando sais de alumínio, que formam uma camada protetora sobre a pele e, assim, diminuem a quantidade de suor lançada para a superfície. Existem antitranspirantes, como o Rexona Antibacterial Protection, que também atacam as bactérias presentes na pele, e assim diminuem a quantidade de microorganismos dispostos a digerir o suor e produzir o odor. Já o desodorante comum não reduz a quantidade de suor: ele apenas trata do mau cheiro.