Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês

A raça do Scooby-Doo e de outro seis cachorros da ficção

Pluto, Bidu, Snoopy...Os criadores desses personagens se basearam em cães da vida real na hora de dar vida a eles.

Texto: Gabriela Portilho | Design: Andy Faria
Ilustrações: montagem sobre reprodução

O cachorro mais atrapalhado da ficção é um dogue-alemão, um dos maiores cães de raça, que chega a medir 1 metro de altura e pesar até 80 kg. Fisicamente, ele até se parece com o bicho que o inspirou. Mas, na personalidade, é bem diferente – algo que Iwao Takamoto, criador do desenho, diz ter feito de propósito para agradar as crianças.

Scooby-doo; Dogue Alemão

Afetuoso e inteligente, um verdadeiro dogue-alemão jamais tremeria de medo ao ver seu dono em perigo. Ele costuma ser bastante desconfiado com estranhos e até agressivo se ameaçado, por isso é muito usado como cão de guarda.

Ficou curioso? A seguir, a gente compara outros bichos famosos com suas supostas raças.

Pluto

Mickey estava certo quando dizia “Oh, Pluto, não consigo ficar bravo com você”. Ele pertence à raça bloodhound, realmente muito amável. Originalmente, esse tipo de cão é de caça, com excelente faro – o que explica as várias vezes que o personagem da Disney saiu buscando esquilos, gambás e outros bichos em diversos desenhos.

Continua após a publicidade

Pluto; Bloodhound

Bidu

Inspirado em um schnauzer de infância de Maurício de Sousa, Bidu era cinza em suas primeiras aparições. Só com o passar do tempo, ficou azul. O cãozinho é famoso por sua esperteza e seu senso crítico – algo que não corresponde à vida real. Schnauzers são bons companheiros, mas não particularmente inteligentes.

Bidu; Schnauzer

Milu

O comportamento do fiel amigo do repórter Tintim bate bem com o de sua raça, fox terrier. Ele é independente, agitado e carinhoso – realmente, um bom companheiro para aventuras. Mas é claro que nenhum bicho da vida real trocaria um pires de leite por uma dose de Loch Lomond, o uísque favorito do Milu.

Continua após a publicidade

Milu; Fox Terrier

Floquinho

Já rolou uma história em que o próprio Cebolinha, enfim, descobria a raça de seu pet bizarro: é um lhasa apso (com pouca tosa). Uma coisa em comum entre Floquinho e seus companheiros de raça é que ambos têm a personalidade bastante tranquila, quase neutra.

Floquinho; Lhasa Apso

Snoopy

Fiel representante da sua raça no mundo real, a alegria de Snoopy só pode ser equiparada à animação de um beagle. Brincalhões, curiosos e bastante inteligentes, beagles de verdade só invejariam as múltiplas personalidades e a habilidade idiomática de Snoopy, que fala inglês e um pouco de francês.

Continua após a publicidade

Snoopy; Beagle

Ajudante de Papai Noel

Equivalente ao greyhound na vida real, ele é um cachorro de corrida. Apesar de ter sido treinado para ser policial em um dos episódios, a raça costuma ser muito calma, simpática e amável. Nem os greyhounds nem o Ajudante são conhecidos por sua grande inteligência – ou seja, um mascote perfeito para o abobado Homer.

Ajudante de Papai Noel; Greyhound

Fonte: Mauro Lantzman, veterinário especialista em comportamento animal

Publicidade

Tags Relacionadas

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.