Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Rap é o gênero mais ouvido na hora de fazer exercícios, segundo o Spotify

A clássica "Eye of the Tiger" é a preferida entre quem tem mais de 35 anos. E a Finlândia é o pais que mais escuta playlists para se exercitar.

Por Rafael Battaglia
Atualizado em 14 jan 2019, 19h13 - Publicado em 14 jan 2019, 18h56

Janeiro é o mês de colocar em prática as promessas de Ano-Novo. Dentre as resoluções mais comuns estão parar de fumar, mudar de emprego, emagrecer e, é claro, começar a fazer exercícios.

E lugar pra fazer isso não falta. Apesar do fato de que menos de 40% dos brasileiros praticam regularmente alguma atividade física, somos o segundo país do mundo em números de academias: são 31.157, segundo a Associação Brasileira de Academias. Ficamos atrás apenas dos Estados Unidos.

E no meio desse universo, há um item quase tão indispensável quanto os tênis de corrida ou as máquinas de musculação: fones de ouvido. No início do ano, o Spotify divulgou um relatório sobre os hábitos dos seus usuários que se exercitam ouvindo música.

De acordo com a empresa, existem 43,5 milhões de playlists temáticas para fazer exercícios – e as mulheres são as que mais ouvem esse tipo de música. Mais especificamente, na faixa dos 35 aos 44 anos. Mulheres acima dessa faixa (entre 45 e 54) ocupam a segunda posição, enquanto as mais novas (de 30 a 34) estão em terceiro. Os homens aparecem só depois disso.

Músicas mais ouvidas

O rap domina o pódio das faixas mais tocadas na hora da malhação. No ranking geral, a canção mais ouvida é “‘Till I Colapse“, do Eminem. Em segundo lugar está outra música do rapper americano, “Lose Yourself“. Outras músicas do gênero completam o top 5:

1 – “’Till I Collapse”—Eminem
2 – “Lose Yourself”—Eminem
3 – “Stronger”—Kanye West
4 – “Power”—Kanye West
5 – “Can’t Hold Us” (part. Ray Dalton)—Macklemore and Ryan Lewis

“‘Till I Collapse” é também a mais ouvida entre os homens. Já a música preferida das mulheres é “Uptown Funk“, de Mark Ronson e Bruno Mars. Entre as faixas etárias, a canção do Eminem é a campeã entre usuários até 34 anos. Os mais velhos, de 35 a 54 anos, preferem a nostálgica “Eye of the Tiger“, da banda Survivor (e que, não por acaso, é o tema do filme Rocky III). De 55 anos em diante, a primeira da lista é a pop “All About That Bass“, da cantora Meghan Trainor.

Continua após a publicidade

O relatório do Spotify também mostra o comportamento dos usuários por país. No mundo todo, a Finlândia é onde mais se ouve músicas e playlists do tipo. Na sequência, estão Suécia, Irlanda, Reino Unido e Nova Zelândia.

A Suécia, país natal do serviço de streaming, aparece em primeiro lugar no ranking das nações onde mais se escuta músicas zen, ideais para praticar yoga, por exemplo.

O exercício, inclusive está em uma lista de tendências para 2019, cujo primeiro lugar é a crioterapia. A técnica consiste em expor uma parte lesionada do corpo a temperaturas muito baixas, o que supostamente ajuda na recuperação. E acredite, há playlist temáticas até para isso. Para entender a lógica de escolha das músicas, é só ver a lista das cinco mais ouvidas:

  1. Ice Ice Baby” – Vanilla Ice
  2. Cold As Ice” – Foreigner
  3. Ice Bath” – Xolo
  4. Cold Water” – Major Lazer (part. Justin Bieber e MØ)
  5. Let it Go” – Idina Menzel

Sim, a música de Frozen.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.