Fabio Peixoto
Você provavelmente já ouviu falar de Eric Clapton. Também deve ter escutado os acordes de “Layla”, a mais célebre das canções do guitarrista. Mas sabe, por acaso, em qual disco essa canção apareceu gravada pela primeira vez? Difícil. Poucos conhecem Layla and Other Assorted Love Songs, de 1970. Embora seja o melhor disco do astro, ele caiu em completo esquecimento.
A banda responsável pelo álbum, Derek And The Dominos, é igualmente desconhecida.
A única explicação lógica para essa injustiça histórica é uma incrível maldição que se abateu sobre os Dominos – todos, menos Clapton, tiveram histórias trágicas.
O baterista Jim Gordon foi preso por matar a mãe com um martelo; o baixista Carl
Radle embarcou em uma overdose; e o guitarrista Duane Allman, que nem era da banda mas participou do disco, morreu num acidente de moto. O guitarrista Bobby Whitlock escapou da maldição, mas jamais chegou ao estrelato: mora numa fazenda no Mississipi.
As 14 canções do álbum são o melhor encontro entre o blues e o rock de que se tem notícia. “Bell Bottom Blues” é uma das formas mais perfeitas que a música encontrou para falar de um coração partido e “Key To The Highway” é uma lição de virtuosismo. “Layla” dispensa apresentações e é bem melhor do que a versão acústica que estourou nas rádios. Para completar, o disco traz uma melancólica versão de “Little Wing”.
Aliás, o compositor dessa música, Jimi Hendrix, morreu dez dias depois da gravação da faixa pelos Dominos…