Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

A felicidade absoluta

Uma vida próspera, saudável e feliz - mas com um lado sinistro. Mais ou menos como o mundo em que vivemos.

Por Alexandre de Santi (edição: Bruno Garattoni)
Atualizado em 23 out 2020, 10h24 - Publicado em 26 nov 2015, 15h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Juliana Moreira
    Juliana Moreira (/)

    Livro: Admirável Mundo Novo
    Autor: Aldous Huxley
    Ano: 1932
    Por que ler? Previu um mundo em que todos são felizes, jovens e belos. Mas há um lado sinistro por trás disso tudo. Mais ou menos como hoje.

    Admirável Mundo Novo

    Tinder para achar o par perfeito, loucuras por um iPhone, obsessão com a beleza, a juventude e a felicidade que gere lindos selfies. Estamos apaixonados pela nossa imagem, por novas tecnologias e por comprar, comprar, comprar. Pode parecer bem contemporâneo, mas em 1932 Aldous Huxley alertava para os perigos do consumo desenfreado e do hedonismo que parecem preencher o vácuo espiritual deixado pela decadência das religiões. Huxley construiu um mundo em que todos são felizes e alienados, mas não graças a Deus ou a conquistas pessoais, mas à obra de um Estado que mantém a população satisfeita por meio de um condicionamento feito do nascimento à morte. Uma mistura de sonho e pesadelo numa só realidade.

    O ano é 634 depois de Ford, uma referência, é claro, à revolução provocada pelo sistema de produção em massa criado pela montadora de automóveis. Um governo totalitário controla tudo, mas a população encara a dominação com naturalidade. Não há guerras, injustiça social, família ou velhice – só ordem, satisfação e juventude. Os indivíduos são programados genética e psicologicamente pelo Estado a serem quem são, a gostarem de suas vidas e a consumirem desenfreadamente, graças a um treinamento feito desde o nascimento em laboratórios. Até que um dos personagens, Bernard Marx, viaja a uma reserva de selvagens que vivem sob os costumes do passado. Lá, encontra Linda, uma ex-civilizada dada como morta, e seu filho John, um jovem que lê Shakespeare e que quer aprender mais sobre a vida. Bernard decide apresentá-los à sua civilização e ocorre um enorme choque cultural de consequências devastadoras.

    Continua após a publicidade

    Nós acondicionamos as massas a detestarem o campo – disse o diretor em conclusão -, mas, simultaneamente, as condicionamos a adorarem todos os esportes ao ar livre.

    Huxley escreveu o livro em 1931, após a crise de 1929, época em que o nazismo e o stalinismo estavam em ascensão e o estilo de vida americano era o modelo para o mundo. Mas ele previu algo ainda inédito em termos de dominação: que a ditadura do futuro seria algo sem violência, com esvaziamento do indivíduo, a alienação e a aceitação do absurdo. Admirável mundo sempre igual – e cada vez mais complexo.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.