Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Este wallpaper do Windows 10 é uma fotografia. Saiba como ela foi feita

A décima versão do sistema da Microsoft saiu em 2015, e o fundo de tela padrão é resultado de um ensaio com mais de três mil cliques.

Por Rafael Battaglia
8 jun 2024, 16h00

A foto mais famosa do mundo é, provavelmente, um fundo de tela.

Em 1996, o fotógrafo americano Charles O`Rear saltou de seu carro e registrou uma colina cheia de grama bem verdinha no Napa Valley, região de vinícolas da Califórnia. O clique, intitulado Bliss (“contentamento”, em português) acabou em um banco de imagens e, depois, tornou-se a tela inicial do Windows XP, sistema operacional da Microsoft lançado em 2001.

Você com certeza a conhece, mesmo que nunca tenha usado o XP:

Imagem de fundo de tela do Windows.
(Reprodução/Reprodução)

Em 2015, 14 anos depois do lançamento do XP, a Microsoft estava prestes a lançar o Windows 10. E, para o fundo de tela, a empresa queria manter a tradição de imagens icônicas.

Continua após a publicidade

Ao mesmo tempo, queria também que a foto desse a dimensão das novidades do novo sistema operacional. O objetivo era desassociar o Windows de uma imagem quadradona, do mundo corporativo, e atrair designers e demais profissionais criativos (que costumam optar por computadores Apple).

A ideia, então, foi dar adeus a paisagens idílicas e pensar num design mais futurista. Para se chegar a esse resultado, a Microsoft contratou o artista Bradley G. Munkowitz, o GMUNK, que havia trabalhado nos efeitos holográficos dos filmes Tron: O Legado (2010) e Oblivion (2013).

Munkowitz e sua equipe construíram duas instalações num estúdio em São Francisco para a fotografia. Para a arte, usaram como ponto de partida o logotipo da Microsoft, atualizado em 2012. Com um papelão, eles recortaram quatro quadradinhos, que serviriam de molde para a peça de acrílico que seria fotografada.

Continua após a publicidade

A partir daí, eles posicionaram um projetor de luz em um dos cantos do estúdio. A ideia era fazer os raios atravessarem pela “janela” (em inglês, “window”) formada pelo acrílico e os quadradinhos foscos que formavam o logo da Microsoft. A luz, então, terminaria sua trajetória em um tecido posicionado do outro lado da sala, que também seria fotografado. Confira:

Logo da Microsoft
(YouTube/Reprodução)

Todo o cenário foi mapeado por um software 3D. Dessa forma, a equipe conseguia testar, na tela, ângulos de câmera antes de mexer em todo os equipamentos. Era precisa também se certificar que o logo da Microsoft (que possui uma distorção de perspectiva especifica) estivesse alinhado corretamente:

Continua após a publicidade
Logo da Microsoft
(YouTube/Reprodução)

GMUNZ também fez testes com lasers, cores diferentes, distorções de foco e fumaça. A foto final é uma mistura de dez exposições, que mesclam diversas técnicas.

Ao todo, mais de três mil cliques foram feitos. Os artistas também aproveitaram o set para fotografar várias opções com efeitos diferentes, para alimentar o banco de imagens do Windows (os usuários indecisos com o visual da tela agradecem).

Continua após a publicidade

Você pode conferir os bastidores do ensaio no vídeo abaixo:

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.