Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Desenhando o futuro

Entre os anos 1899 e 1910, artistas franceses imaginaram como viveríamos no ano 2000 – se tivessem acertado, você provavelmente estaria lendo isso debaixo d’água

Por Jessica Soares
Atualizado em 31 out 2016, 19h05 - Publicado em 8 out 2015, 15h15

Skates voadores, viagens intergalácticas, inteligência artificial, monolitos lunares, máquinas do tempo, carros voadores, hologramas, tarefas automatizadas. A arte de imaginar o futuro já rendeu histórias incríveis – e, em muitas ocasiões, foi assustadoramente precisa. Sendo lar de um dos pioneiros do futurismo, o escritor Júlio Verne (que previu a existência de viagens espaciais, submarinos, helicópteros e satélites), era de se imaginar que os franceses fossem particularmente competentes em adivinhar o que estava por vir. Foi em 1865 que Verne lançou Da Terra à Lua, livro em que aventureiros franceses resolvem lançar um projétil tripulado rumo ao satélite – obra que inspiraria o icônico curta-metragem Viagem à Lua (1902), de Georges Méliès – e que descreve um cenário parecidíssimo com o que rolou, na realidade, com o projeto americano Apollo, em 1969. Mas, ao que tudo indica, a ideia de explorar outros astros não impressionava tanto os artistas (ou um grupo de artistas franceses) do final do século 19.

A tomar por A França no ano 2000 – série de ilustrações futuristas produzidas por Jean-Marc Côté e outros ilustradores nos anos de 1899, 1900, 1901 e 1910, publicadas em caixas de cigarro e depois como postais – eram as experiências aeronáuticas e o Náutilus de Vinte Mil Léguas Submarinas (obra de Verne publicada em 1870) que apontavam em uma direção mais parecida com o futuro imaginado então na França.

Desenhando o futuro

 

Via Open Culture

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.