Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

De volta à natureza

Nós somos máquinas biológicas, robôs programados para preservar e multiplicar os verdadeiros donos do mundo: moléculas egoístas chamadas "genes".

Por Alexandre de Santi (edição: Bruno Garattoni)
Atualizado em 23 out 2020, 15h52 - Publicado em 3 dez 2015, 15h15

Livro: O Gene Egoísta
Autor: Richard Dawkins
Ano: 1976
Por que ler? O zoólogo mostrou como nossos genes influenciam comportamentos e escolhas.

O Gene Egoísta

No início, havia a vontade de Deus (ou de deuses) explicando todas as coisas. Depois, o homem começou a se dar conta que descer ao inferno era resultado das suas próprias escolhas – ainda que as decisões estivessem ligadas à moralidade religiosa. Foram sete séculos aprimorando uma espécie de arrogância sobre a natureza: como era capaz de refletir sobre a própria existência, o homem estava convencido de que havia transcendido sua condição de animal.

Foi um erro. O homem não é um ser especial feito à imagem e semelhança de Deus (há molde mais nobre?), mas um herdeiro de bilhões de anos de evolução, como mostrou Darwin. Bom, ainda somos a única espécie capaz de pensar e tomar decisões racionais, certo? Mais ou menos. Foi o que o Richard Dawkins mostrou em 1976, em O Gene Egoísta. No livro, o zoólogo compilou décadas de estudos para convencer a comunidade científica e o público leigo (Dawkins tem um texto fácil e até divertido) de que a evolução não produziu apenas espécies mais bem adaptadas ao meio. O darwinismo podia ajudar a explicar como somos comandados pelos nossos genes.

Somos máquinas de sobrevivência – veículos robô programados cegamente para preservar as moléculas egoístas conhecidas como genes.

Continua após a publicidade

Dawkins, que era um zoólogo pouco conhecido quando publicou o livro, mas tinha estudado com o Prêmio Nobel Nikolaas Tinbergen, especialista em comportamento animal, percebeu que a lógica da evolução acontecia no nível genético. Isto é, são as moléculas do nosso DNA que buscam a perpetuação – e não as espécies. Para o zoólogo, os genes desenvolveram plantas e animais como “robôs” cada vez mais sofisticados para se proteger e se reproduzir – “máquinas de sobrevivência”, como definiu. Se a espécie não for eficiente, o robô será substituído por outro. Sai a ideia da perpetuação das espécies e entra a da perpetuação de genes.

Havia uma repercussão filosófica no conceito: nosso livre-arbítrio não foge à lógica genética. Não seria tão livre assim. O zoólogo foi bombardeado. Críticos dizem que genes não têm vontade própria e, assim, não podem criar máquinas de sobrevivência.

Mas, com o mapeamento genético, décadas depois, sua tese está cada vez mais atual. Compartilhamos 99% dos genes com chimpanzés. O índice mostra que os verdadeiros vitoriosos dessa guerra são os 99% de genes presentes nas diferentes máquinas de sobrevivência, e não o solitário 1% que nos diferencia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.